Momento da prisão do prefeito de Granjeiro Ticiano Tomé (Reprodução/TV Globo)
A principal revelação na matéria do Fantástico da Rede Globo na noite deste domingo sobre o Caso João do Povo – prefeito assassinado de Granjeiro – foi o uso da tecnologia e do SPIA nas investigações. Praticamente foi o ponto de partida o qual tornou possível chegar aos envolvidos na trama que resultou num crime de pistolagem com motivação política na região do Cariri.
A matéria mostra o uso da tecnologia para identificar o carro visto em alta velocidade por uma estrada vicinal em Granjeiro na fuga momentos após o homicídio. Não deu para verificar a placa, mas a tecnologia permitiu descobrir que o carro se trata de um polo da Volkswagen. Denúncias posteriores que esse veículo teria sido visto na fazenda de um parente do ex-prefeito Vicente Tomé, apontado como mentor intelectual do crime, levou a polícia até lá.
O carro não foi encontrado na fazenda, onde os atentos investigadores recolheram uma nota de compra de sanduíches num drive thru do Mc Donalds com o dia, hora e local. Buscas de imagens de câmeras de segurança foi possível ver o carro com tais características estacionado em frente a lanchonete e aí veio a descoberta da placa. Posteriormente, o uso do SPIA que identificou os caminhos percorridos pelo veículo e, vez por outra, seguido por uma caminhonete pertencente a parentes de Vicente Tomé.
Na sua matéria de ontem, a emissora deu os devidos créditos para as imagens que foram cedidas pelo Site Miséria. Clique nesse link e veja a matéria do Fantástico da Rede Globo.