Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Educação de Juazeiro avalia Ensino e Aprendizagem com Política Pública Integradora
A Escola e a família se juntam para enfrentar as dificuldades, atenuando os prejuízos no processo, tendo em vista o período de pandemia vivenciado por todos.
João Boaventura Neto
Educação de Juazeiro avalia Ensino e Aprendizagem com Política Pública Integradora
Educação de Juazeiro avalia Ensino e Aprendizagem com Política Pública Integradora (Foto: Ascom Juazeiro do Norte)

A Educação Municipal de Juazeiro do Norte inicia a Avaliação de Ensino e Aprendizagem do segundo bimestre do ano letivo de 2020, marcado por um diferencial de práticas inesperadas, que foram as metodologias à distância. A linha de trabalho referencial é a Política Pública Integradora.

A Escola e a família se juntam para enfrentar as dificuldades, atenuando os prejuízos no processo, tendo em vista o período de pandemia vivenciado por todos.

O município possui 92 Unidades de ensino com 100% delas integradas as atividades remotas desde o mês de abril do ano em curso. Atualmente são 31.678 alunos cadastrados na Plataforma Padre Cícero e mais de 2 mil professores juntamente com os alunos, mobilizam essa ferramenta.

A rede pública municipal de ensino possui uma matrícula de 34 mil alunos, com estudantes do Infantil, Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. Destaca-se que a rede possui nove unidades de tempo Integral.

Com o apoio da Seduc do Estado, através da Crede 19, bem como do Conselho Municipal de Educação (CME) e Fundação Lemann, foram criados os comitês de avaliação das atividades remotas por Unidade de Ensino.

Os comitês, compostos por representantes dos seus públicos, emitirão um parecer que reconhecerá a veracidade das atividades qualitativamente e quantitativamente, com base na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), decretos e resoluções Federais e Estaduais e ainda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O referido parecer será entregue com protocolo, ao comitê intermediário, com que responde pelas etapas e modalidades de Ensino, obedecendo a um calendário de entrega.

O Comitê intermediário, composto por gerências e técnicos avaliarão e emitirão pareceres por etapa de ensino que serão entregues ao comitê Central, que contará com a participação da Crede e do CME. Todo trâmite deverá ser concluído até o próximo dia 15 e o comitê Central irá gerar um documento consolidando o processo de Avaliação de Ensino e Aprendizagem.

Volta às aulas

O segundo semestre letivo será oficialmente aberto pelo Prefeito Arnon Bezerra, através de live, no dia 31 de julho. Nos dias 3 e 4 de agosto a rede estará em jornada pedagógica virtual, tratando das Competências Socioemocionais.

“No dia 5 teremos vídeo aula, com orientações técnicas, voltadas para a importância da construção de Material Didático e no dia 06 de agosto todas as práticas virtuais serão retomadas, abrindo a caminhada de Busca Ativa para o encontro com o aluno”, definiu a Secretária de Educação, Maria Loreto de Lima.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade