Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Atualmente, a região do Cariri é o ponto territorial de maior preocupação do Governo do Estado em relação à pandemia do novo coronavírus. De acordo com o governador Camilo Santana (PT), a região “recebeu por último a velocidade da pandemia”.
De junho para cá, fatores como a ampliação das testagens em diversos municípios, falta de adesão da população às medidas de isolamento social e baixo contingente de servidores e agentes municipais para desempenhar uma fiscalização adequada, levaram ao rápido aumento nos índices de Covid-19 no Cariri.
Esse quadro também está sendo sentido pelos profissionais de saúde que atuam na região. De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, em uma semana, mais 131 profissionais da área foram diagnosticados com Covid-19. Atualmente, cerca de 718 profissionais de saúde já foram infectados pelo novo coronavírus no Cariri.
O município de Porteiras foi destaque nesse aumento. De acordo com os dados consultados, até a última terça (21) o município registrava seis profissionais de saúde diagnosticados com Covid-19, já nesta terça-feira (28) esse número saltou para 22.
Veja o número de profissionais de saúde diagnosticados com Covid-19 por município:
- Juazeiro do Norte – 220;
- Barbalha – 136;
- Crato – 131;
- Várzea Alegre – 46;
- Brejo Santo – 29;
- Porteiras – 22;
- Salitre – 15;
- Mauriti – 14;
- Campos Sales – 14;
- Missão Velha – 14;
- Farias Brito – 13;
- Caririaçu – 11;
- Jardim – 7;
- Lavras da Mangabeira – 7;
- Aurora – 7;
- Nova Olinda – 6;
- Barro – 5;
- Araripe – 5;
- Milagres – 3;
- Potengi – 3;
- Santana do Cariri – 3;
- Tarrafas – 3;
- Assaré – 2;
- Altaneira – 1;
- Penaforte – 1;