Associação de moradores do São José reclamam de queimadas no bairro, em Juazeiro (Cedida ao site Miséria)
Queimadas diárias no Bairro São José em Juazeiro do Norte atrapalha a vida dos moradores e começa a causar mais problemas na saúde das pessoas que residem na localidade. A Associação Solidária do São José procurou a reportagem do site Miséria para denunciar a situação.
De acordo com a presidente da associação, a professora Ana Paula, as queimadas sempre acontecem e durante os meses mais quentes se intensificam.
“Todos os dias durante o dia ou a noite ocorrem as queimadas. Vez ou outra já derramam retalhos de borrachas aqui atrás, e fazem a queima já de noite. Até outro dia acordamos inalando eu e meus filhos pela fumaça da borracha”.
Relatos de outra moradora dão conta que, “(…) todo dia a mesma coisa, queimadas e mais queimadas por aqui. Já se vive a respira só fumaça nesse bairro. Não tem ninguém para botar um freio nisso. Nos sentimos prejudicados. Em minha rua também, um horror, a casa fica toda suja e o ar poluído (…)”, reclama
Ana Paula lembra que quando chega a noite colocam também em entulhos nas proximidades da casa dele. Sendo que tem muita borracha, acordamos com a fumaça da borracha ardendo na garganta e toda parte respiratória.
Nota
Associação emitiu nota sobre o problema. Leia na íntegra
A Associação Solidária do São José e adjacências denúncia a falta de atenção por parte da Autarquia Municipal do Meio Ambiente – AMAJU no que tange a uma resolução quanto a um velho problema do bairro São José: as queimadas.
São corriqueiras. Acontecem durante o dia e a noite.
Ocorrem em vários pontos do bairro e com muito mais intensidade nos loteamentos Vila Real II e Solar dos Cajueiros (este último já pertencente ao bairro Vila Real).
Queimam mato e, principalmente pneus ou materiais semelhantes.
É entristecedor o que ocorre no nosso bairro.
A maioria dos moradores sofrem com problemas respiratórios. E agora durante este período de Pandemia a situação só se agrave pra quem contraiu a Covid-19.
Esperando ações céleres e que os culpados por estas queimadas sejam punidos.