Familiares se revezaram diante do corpo com limites para evitar aglomerações (Guto Vital/Agência Miséria)
O corpo do odontólogo, professor, escritor, jornalista, radialista e ex-vereador em Juazeiro do Norte, Geraldo Menezes Barbosa, foi sepultado às 13h30min desta sexta-feira no Cemitério Parque das Flores. Ele morreu ontem aos 96 anos no Hospital Unimed Cariri, onde estava internado desde terça-feira. O curto velório de três horas aconteceu no Centro Anjo da Guarda e com limites de acessos à sala para evitar aglomerações. Após homenagens, o corpo foi colocado sobre um caminhão do Corpo de Bombeiros e percorreu algumas ruas do centro.
Esta manhã os poderes Executivo e Legislativo decretaram luto oficial por três dias em virtude da morte do Doutor Geraldo pelo enorme contributo que deu ao município. A última entrevista concedida por ele foi ao repórter Normando Sóracles da TV Miséria quando, há dois anos, o ilustre homem visitava com familiares a estátua de Padre Cícero na Colina do Horto e já apresentava certa dificuldade para falar. Na época, fazer orações pelo restabelecimento de sua saúde após alguns dias internado. Veja a entrevista
BIOGRAFIA – Geraldo Menezes Barbosa nasceu no dia 6 de junho de 1924 em Crato, sob a proteção do jornalista José Barbosa dos Santos Francisca de Menezes Barbosa. Cursou o Primário e Ginásio ainda em Crato quando partiu para Fortaleza, a fim de cursar o Científico no Liceu do Ceará. Já o curso de Odontologia se deu na Universidade Federal do Ceará (UFC) e se graduou ainda em Pedagogia.
Além disso, 26 cursos de extensão sobre Saúde e Cirurgia bucal, Previdência Social, Assistência ao Menor, Cidadania, Relações Humanas e para a Vida, Meio Ambiente, Psicologia, Filosofia, Parapsicologia, Hipnodontia, Jornalismo, Rádio e TV, Economia, Política, Direito do Menor e Ação Social. Foram mais de 60 anos de inteira dedicação ao desenvolvimento de Juazeiro do Norte, onde se tornou vereador e presidiu a Câmara na década de 60 época em que sancionou o primeiro Código de Postura da cidade.
Em 1949 lançou o jornal Correio do Juazeiro e foi um dos criadores da Associação Juazeirense de Imprensa tendo escrito mais de 26 mil crônicas lidas no CRP (Centro Regional de Publicidade) e emissoras de Crato e Juazeiro. É jornalista registrado na Associação Cearense de Imprensa com carteira de sócio efetivo datada de 1950 e membro da Associação Cearense de Rádio e Televisão (ACERT).
Foi ainda, durante cinco décadas, diretor e professor da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro, além de 30 anos como professor de Biologia da Escola Normal Rural de Juazeiro e Centro Educacional Professor Moreira de Souza e mais seis anos no Colégio Salesiano. Doutor Geraldo editou a Revista Memorial e escreveu vários livros sobre História do Juazeiro e do Padre Cícero, além de mais de 50 anos como sócio do Lions. Em 1950 se tornou Diretor Secretário da Comissão Pró Eletrificação do Cariri.
Ele lutou ainda pela instalação do Aeroporto Regional, abertura da estrada Barbalha-Unha de Gato, trabalhou pela criação do primeiro Banco de Sangue e sua instalação no Hospital São Lucas e foi sócio do Hospital Santo Inácio. O mesmo lutou, também, pela instalação das agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e da Receita Federal. Foi fundador da Sociedade de Amparo aos Mendigos e um dos criadores da Faculdade de Engenharia Operacional de Juazeiro com apoio do Estado.
Se empenhou na criação do Aeroclube de Juazeiro e foi um dos homens que mais proferiu palestras em Juazeiro e no Cariri sobre variados assuntos, principalmente relacionados com a história da cidade e seu fundador. Doutor Geraldo foi agraciado com certificado do Exército e Medalha de Ouro do Mérito Militar dentre várias outras comendas e honrarias. Fundou e presidiu o Lions Clube de Juazeiro e foi Governador do Distrito de Lions Internacional, dentre várias outras entidades e instituições.
O seu sobrinho Joca Cariri, músico e radialista, fala sobre a perda do tio.
Ouçamos, também, o seu genro e igualmente radialista Aguinaldo Carlos de Sousa que foi vereador e presidiu a Câmara de Juazeiro.
Veja imagens do cortejo e sepultamento do Doutor Geraldo Barbosa