Foto: Reprodução/Prefeitura do Crato
Na última quarta-feira (12) a Prefeitura do Crato anunciou que a realização de castração gratuita de cães e gatos estava “a disposição da população”. A ação é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial com organizações de proteção animal.
O Site Miséria conversou com o titular da Pasta, Brito Júnior, para entender os critérios estabelecidos para solicitação da castração gratuita. De acordo com o secretário, o serviço de castração acontecerá em quatro etapas e contemplará diferentes grupos.
Inicialmente, serão castrados apenas os animais que foram resgatados pelas organizações de proteção animal. Realizadas essas castrações, será a vez dos “acumuladores” de animais. “Pessoas que possuem grande população de animais”, explicou o secretário. Os “acumuladores” serão localizados através das organizações.
Após essas castrações, a população cratense em geral começará a ser atendido. Primeiramente, serão atendidos os animais da população de “baixa renda” que estiver cadastrada em outros programas sociais.
“Enfim, quando a gente tiver realizado essa gama de castrações, a gente vai abrir pro processo voluntário de castração”, explicou o secretário. Nesse fase das castrações, a Prefeitura irá divulgar o protocolo a ser seguido por qualquer pessoa que quiser solicitar a castração de seus animais.
Não há um calendário específico para atendimento de cada um desses grupos. A intenção da Prefeitura do Crato é atender toda a demanda para “diminuir a população de animais de rua”.
Por enquanto, as castrações serão realizadas através de um contrato firmado por 12 meses com uma clínica veterinária. No entanto, a intenção da Gestão é transformar essa ação em um “plano continuado” a ser incorporado às políticas de Saúde e Meio Ambiente cratenses.