Foto: Guto Vital/Agência Miséria
A região do Cariri se despediu de grandes nomes neste mês de agosto. Entre eles estão Pedro Bandeira, Josefa Pereira de Araújo, Geraldo Menezes Barbosa, Pacífico Alves de Freitas, Raimundo Araújo e Francisco Mauricio da Cunha.
Além das saudades, cada uma dessas personalidades deixou entre nós um grande legado de contribuição para a cultura cearense. Pela última vez este mês, o Site Miséria presta sua homenagem e lamenta tamanhas perdas para a região.
Josefa Pereira de Souza, mais conhecida como Dona Zefinha, faleceu em 2 de agosto. Reconhecida como Tesouro Vivo da Cultura, pelo Governo do Estado, a artesã natural de Santana do Cariri e residente de Potengi foi homenageada pela Secretaria de Cultura do Ceará.
Em 5 de agosto nos despedimos do radialista Francisco Raimundo da Cunha, mais conhecido como Ruy Maurício, que trabalhou nas Rádios Vale AM e FM, de Juazeiro do Norte, e na Rádio Cultura, de Várzea Alegre.
Em menos de uma semana, em 8 de agosto, a região do Cariri perdeu outro grande nome. O fotógrafo Pacífico Alves de Freitas, que registrou os principais eventos de Juazeiro do Norte em mais de 40 anos de profissão.
Poucos dias depois, em 14 de agosto, a região do Cariri se despediu de outra grande personalidade. O escritor, odontólogo e ex-vereador de Juazeiro do Norte, Geraldo Menezes Barbosa.
Em menos de 24 horas, em 15 de agosto, o Cariri amanheceu de luto pelo professor e escritor Raimundo Araújo.
Esta semana, em 24 de agosto, o Ceará foi surpreendido pela morte do Príncipe dos Poetas Populares. Além de poeta, Pedro Bandeira foi professor, advogado, cordelista, radialista, repentista e escritor.