Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Em junho deste ano, a Prefeitura de Juazeiro do Norte inaugurou quatro Unidades de Testagem Rápida nos bairros Limoeiro, Frei Damião, Franciscanos e Socorro. Na época, o município atravessava o pico da pandemia do novo coronavírus e chegava a realizar 100 testes por dia em cada cabine.
Em agosto a procura pelos testes sofreu uma redução significativa. Na Unidade do Limoeiro, alguns dias não chegaram a somar sequer 30 testes realizados durante os períodos da manhã e da tarde, uma queda superior a 70% em relação aos meses anteriores. Na manhã desta segunda-feira (31), último dia de funcionamento das cabines, apenas três mulheres aguardavam em fila.
Nesta terça-feira (1º), as Unidades de Testagem Rápida de Juazeiro do Norte serão desativadas. Moradores de bairros contemplados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), poderão agendar a realização de testes lá. Já moradores de bairros contemplados apenas por PSF’s, deverão se dirigir a Unidade Sentinela para realizar o teste rápido.
A Unidade Sentinela também registrou diminuição na solicitação de testes rápidos. Logo no início, cerca de 500 testes eram realizados diariamente. Mas em agosto, esse número caiu. A exemplo da manhã da última sexta-feira (28), em que apenas 66 testes haviam sido realizados.