Foto: Divulgação
O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará adquiriu 23 kits de combate ao incêndio florestal. Os kits serão distribuídos para as guarnições do interior do Estado e devem facilitar o acesso a áreas em que as viaturas robustas e pesadas não conseguem circular.
Após o incêndio de grandes proporções que atingiu a Floresta Nacional do Araripe entre os dias 22 de dezembro de 2019 e 1º de janeiro de 2020, a região do Cariri deve ser uma das contempladas.
Os conjuntos têm capacidade para 400 litros e contam com um motor Honda GX 160, 4 tempos, uma bomba Imovilli M35, pressão de 40 Bar(580 psi), uma mangueira de meia polegada com 30m de comprimento e uma pistola de descarga em aço inoxidável para jato pleno e spray
Em conversa com o Site Miséria, o tenente-coronel Noberto dos Santos, comandante da 1ª Companhia de Bombeiros de Juazeiro do Norte, revelou que ainda não foi informado sobre o provável recebimento do kit, mas caso a região seja contemplada a informação logo será divulgada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 90% dos focos de incêndio do Estado ocorrem entre julho e dezembro. A Funceme explica as queimadas acontecem principalmente nesse período devido “as condições secas de solo e de vegetação, as baixas umidades relativas do ar, além das temperaturas altas e ventos”.