Visita técnica ao Seminário São José é positiva e fortalece possibilidade de sediar curso de Medicina da Urca (Divulgão)
Cidade sede da Universidade Regional do Cariri, a terra do frei Carlos, a maravilhosa cidade de Crato, mais uma vez depara-se com a perspectiva de uma Faculdade de Medicina, um justo Pleito! Justo pela cidade, sede e ponto de partida do movimento universitário no Cariri, capital de cultura, cidade ímpar de valor histórico, politico, econômico, cultural no Ceará!
Dito isto gostaria de enumerar algumas questões fundamentais:
1. A URCA é uma grande escola e merece por inúmeras razões ser agraciada com tal curso, assim como outros, posto que a Universidade precisa expandir!
2. A cidade do Crato diferente de uma gama de cidades no interior do Nordeste tem uma estrutura física, de educação e de Saúde, além de sem menosprezar outras, uma importância e vocação técnico- científica para tal!
3. O Governador Cratense fora abraçado com carinho pelos cidadãos desta linda cidade que demonstraram politicamente com toda força o apoio nas urnas, portanto, politicamente nada mais justo que uma retribuição como essa.
4. Crato precisa, já algum tempo, de algo que incentive a sua auto estima e o seu desenvolvimento!
5. Terra dos gigantes Dr José Ulisses, Dr Gesteira, Dr Raimundo Bezerra, Dr Abath, Dr José Flávio, Dr Tarcisio Pierre, Dr Marcos Cunha e tantos outros é celeiro de grandes profissionais!
Assim, enumeraria inúmeras razões para tal. No entanto no observar dos fatos gostaria de ponderar algumas questões:
1. O período eleitoral é a época menos propícia para esse tipo de evocação, pois despertará paixões positivas e negativas e sensação de viés político, uma obra de tal magnitude requer apoio integral da população ou quase isso!
2. Vendo o belíssimo seminário como sede ocorreu-me uma grande preocupação: Apesar de Belíssimo e estratégico local, seria incorrer no mesmo erro da faculdade de Medicina de Barbalha que herdou um belíssimo e enorme prédio, mas que trouxera muitos problemas e não mostrou-se custo benefício, de modo que é uma grande desvantagem fazer isso, melhor seria a construção de uma sede
3. Antes da Faculdade de Medicina o Crato e a região são merecedores de um bom Hospital Universitário. Em nossa região houve queda no número de leitos significativa, além do que como professor universitário, participei de instalação de faculdades de Medicina e afirmo, o Cariri precisa urgente de um Hospital Universitário. Apesar de bons hospitais, nenhum se adequa a este perfil na região que já temos inúmeros cursos de saúde e passado quase vinte anos de instalação de 2 faculdades de medicina e tantas outras de saúde, este é o mais grave dos problemas nesse ensino.
4. Alguns falam que isso não é fundamental, o que é um erro crasso, pois temos as mais antiga faculdades de medicina da nova reabertura de escolas médicas e enfatizo: Somos a única região que não tem, enfatizo que Petrolina, Cajazeiras, Paulo Afonso já têm! E a UECE que abriu um curso médico muito mais recente em dez anos foi contemplada por um hospital universitário novo em Fortaleza, cidade amplamente beneficiada por Hospitais e com vários hospitais de ensino!
Assim, pontuo minha simpatia ao fato, onde clamo por um bom senso e discurso racional, Crato merece, o Cariri Precisa.
Angelo Roncalli
23/09/2020