Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Após quase sete meses paradas, as unidades do SESC localizadas em Juazeiro do Norte e Crato retomaram as atividades esportistas presenciais, como natação. Para isso, as unidades se adaptaram às orientações da OMS, do Conselho Regional de Educação Física, da ACAD e dos departamentos Nacional e Regional do SESC.
Em um relatório produzido pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, o uso de soluções desinfetantes como o cloro diminui o risco da carga viral do novo coronavírus. No entanto, mesmo em ambiente aquático, as pessoas devem manter um distanciamento mínimo entre si.
De acordo com Jorrayna Mascarenhas, supervisora do Departamento Físico e Esportivo do SESC, uma das primeiras medidas adotadas pela unidade de Juazeiro do Norte foi reduzir a turma de 50, para 13 alunos. “Nós determinamos uma raia para cada aluno. Ele começa (a aula) naquela raia e finaliza naquela raia”, explica.
Além disso, na entrada da unidade os alunos, funcionários e colaboradores têm a temperatura aferida e só podem entrar se apresentarem temperatura inferior à 37,8ºC. Outra medida adotada é o manuseio e higienização dos armários, que agora são realizadas pelos alunos e não mais por um funcionário encarregado.
“Eu perdi muita resistência física nesses 6 meses. Aumentei o peso também. Eu tinha medo de sair de casa”, revela Anderson Pinheiro, vendedor de 27 anos que voltou a frequentar o SESC na última semana.
De acordo com o profissional de educação física Antonny Viana, a prática esportista é importante para a saúde mental, social e fisiológica dos praticantes. “O aluno melhora muito sua condição cardiorrespiratória, sua condição física, sua aptidão social como um todo”, explica.
SERVIÇO
SESC Juazeiro do Norte
Endereço: Rua R. da Matriz, 227 – Centro
Retorno das atividades de Lazer: 24/09
Inscrições abertas para o Trabalhador do Comércio e seus dependentes