Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro lembra hoje cinco anos da morte de Dr. Mauro. Veja sua última mensagem
Ele foi prefeito de Juazeiro do Norte por dois mandatos e por cinco legislaturas deputado federal, além de Secretário do Planejamento do Ceará no Governo de Plácido Castelo.
Demontier Tenório
Juazeiro lembra hoje cinco anos da morte de Dr. Mauro. Veja sua última mensagem
Doutor Mauro Sampaio foi uma das maiores lideranças políticas de Juazeiro e da região do Cariri (Arquivo)

Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos cinco anos da morte do médico e político Mauro Sampaio, que transcorre nesta terça-feira. Ele nasceu em Fortaleza no dia 10 de julho de 1927 e morreu aos 88 anos no dia 6 de outubro de 2015 em São Paulo dias após ser submetido a uma cirurgia cardíaca. Era filho do também médico e político Leão Sampaio, e Odorina Castelo Branco Sampaio e, em 1952, se formou em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro.

Em Juazeiro do Norte foi prefeito por dois mandatos e por cinco legislaturas deputado federal, além de Secretário do Planejamento do Ceará no Governo de Plácido Castelo. Nas suas gestões merecem destaques a construção do Romeirão, estátua de Padre Cícero, o primeiro conjunto habitacional do interior e a implantação da Faculdade de Medicina. Em 1986 foi eleito deputado constituinte e, no período em que esteve na Câmara, fez 290 pronunciamentos e apresentou 94 projetos de lei.

Todos concordam que ele foi o maior de todos os deputados federais de Juazeiro, tendo se notabilizado pelo grande volume de verbas alocadas em prol do município e do Cariri. Encerrada sua carreira como deputado federal, retornou à prefeitura para um segundo mandato, deixando marcas como o Museu Vivo do Padre Cícero no Casarão do Horto e abriu o caminho para a expansão do polo universitário de Juazeiro contribuindo de maneira decisiva para a criação das Faculdades de Medicina e Leão Sampaio.

Relembre aqui a última mensagem dirigida por Dr. Mauro Sampaio aos familiares e amigos momentos antes de ser submetido à cirurgia na capital paulista. A iniciativa foi da própria equipe médica numa conversa com o profissional de saúde e líder político.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade