Doutor Mauro Sampaio foi uma das maiores lideranças políticas de Juazeiro e da região do Cariri (Arquivo)
Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos cinco anos da morte do médico e político Mauro Sampaio, que transcorre nesta terça-feira. Ele nasceu em Fortaleza no dia 10 de julho de 1927 e morreu aos 88 anos no dia 6 de outubro de 2015 em São Paulo dias após ser submetido a uma cirurgia cardíaca. Era filho do também médico e político Leão Sampaio, e Odorina Castelo Branco Sampaio e, em 1952, se formou em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro.
Em Juazeiro do Norte foi prefeito por dois mandatos e por cinco legislaturas deputado federal, além de Secretário do Planejamento do Ceará no Governo de Plácido Castelo. Nas suas gestões merecem destaques a construção do Romeirão, estátua de Padre Cícero, o primeiro conjunto habitacional do interior e a implantação da Faculdade de Medicina. Em 1986 foi eleito deputado constituinte e, no período em que esteve na Câmara, fez 290 pronunciamentos e apresentou 94 projetos de lei.
Todos concordam que ele foi o maior de todos os deputados federais de Juazeiro, tendo se notabilizado pelo grande volume de verbas alocadas em prol do município e do Cariri. Encerrada sua carreira como deputado federal, retornou à prefeitura para um segundo mandato, deixando marcas como o Museu Vivo do Padre Cícero no Casarão do Horto e abriu o caminho para a expansão do polo universitário de Juazeiro contribuindo de maneira decisiva para a criação das Faculdades de Medicina e Leão Sampaio.
Relembre aqui a última mensagem dirigida por Dr. Mauro Sampaio aos familiares e amigos momentos antes de ser submetido à cirurgia na capital paulista. A iniciativa foi da própria equipe médica numa conversa com o profissional de saúde e líder político.