Compartilhar
Publicidade
Publicidade
6° edição da ouvidoria itinerante da no Programa Prefeitura na Comunidade
Ascom
Foto: Ascom

O Programa da Ouvidoria Municipal de Nova Olinda que é uma das ações do “prefeitura na comunidade” chegou a sua 6° edição ouvindo os populares da comunidade do Bairro nossa Senhora de Fátima na realização do prefeitura na comunidade do último sábado dia (30).

A Moradora da rua Ana Alencar Alves, Francisca Gomes, pediu pela iluminação pública segundo ela aquela rua tem apenas um poste, e precisa de poste e lâmpada, o secretário de Serviços Públicos, Neto Araújo, informiu que uma empresa terceirizada é responsável pela gestão da iluminação pública e se comprometeu em encaminhar a demanda da moradora pedindo solução. A Agente Comunitária de Saúde Antônia Carla Moura Santos (Gigi), reivindica a conclusão das obras da Unidade Básica de Saúde – UBS, em resposta a o chefe do executivo falou que a obra está parada por falta de recursos, avisou que aguarda a liberação dinheiro de uma emenda do senador Tasso Jereissati (PSDB) destinada a conclusão da obra. A radialista

Carmenha Leite e a professora Luciula Macêdo fizeram pedidos para o concerto dos calçamentos e construção de lombadas nas ruas, reclamaram das queimadas que ocorrem no lixão que fica próximo à comunidade, da falta de saneamento básico. Sobre estes temas o prefeito Ítalo Brito falou que já existe o projeto de um consórcio regional para a construção de um aterro sanitário do qual Nova Olinda faz parte, garantiu que está trabalhando através da secretaria municipal de meio ambiente para o lixão deixar de ser um problema para a comunidade, sobre os calçamentos e quebramolas ele autorizou uma operação tapa buraco e a construção de lombadas, quanto ao saneamento básico o prefeito informa a população que assinou recentemente um projeto de un8versalização de água e esgotamento sanitário com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará- CAGECE pelo qual em médio prazo toda a Zona Urbana será contemplada e “vai resolver esse problema” garante.

A professora Leila Macêdo pediu a palavra e solicitou ao prefeito para participar do processo de elaboração do projeto de arborização das praças em frente a escola Padre Cristiano Coelho e Polo de Atendimento, a mesma afirmou que sempre trabalhou na escola Padre Cristiano Coelho e fica com coração partido em ver arvores serem derrubadas, reconhece a necessidade de requalificação das praças mas defendeu que as intervenções das obras sejam antecididas de uma consulta aos moderadores afetados pelas construções. Em resposta o prefeito Ítalo Brito afirmou a professora que as Árvores Nativas estão sendo mantidas nas praças atualmente em reformas e que somente árvores de canteiros foram arrancadas e ainda assim são substituídas dentro do projeto de jardinagem. Quanto a participação da professora no projeto das praças que farão parte da terceira fase das obras do Corredor Cultural da avenida Jeremias Pereira o prefeito garantiu que ela e as demais pessoas da comunidade serão ouvidas no processo de elaboração do projeto.

O morador Antônio José de Sousa também usou da palavra para falar sobre à questão de árvores, no caso o morador reclama da forma como vem sendo feita as podas “aparando demais as copas” deixando as casas sem as sobras das árvores. O secretário de Serviços Públicos Neto Araujo respondeu que vai analisar o caso para atender a demanda do morador.

No final do evento o prefeito agradeceu a presença dos moradores ,especialmente a participação na ouvidoria itinerante, destacou a presença no evento da sua mãe a medica Fábia Brito que quando prefeita transformou um terreno de lixão no bairro grande que se tornou o Nossa Senhora de Fátima, Ítalo Brito lembrou também que foi a sua mãe quem criou e inaugurou outros dois importantes equipamentos públicos naquela comunidade a Escola Padre Cristiano Coelho e o Polo de Atendimento demonstrando a visão social voltada para o bairro na gestão da ex prefeita que estava presente ao evento acompanhada do também médico e ex prefeito José Alencar.

No final do evento a Secretaria de Assistência Social fez a entrega de dois kites natalidade para gestantes residentes na comunidade que foram entregues pelo doutor José Alencar e pela doutora Fábia Brito, beneficiando as gestantes Cicera Sinara de Sousa Santos e Sibelle Cardoso da silva.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade