Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Acervo dos memorialistas Renato Casimiro e Daniel Walker são doados para UFCA
O acervo doado começou a ser composto em 1963 e é fruto das pesquisas dos professores Renato Casimiro e Daniel Walker sobre a vida de Juazeiro do Norte.
João Boaventura Neto
Tereza Neuma e Renato Casimiro com o Reitor Ricardo Ness durante doação no campus Juazeiro do Norte da UFCA. (Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA)

O acervo histórico-cultural dos memorialistas Renato Casimiro, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Daniel Walker, professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (Urca), falecido no ano de 2019, foi doado para a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Ação aconteceu na última sexta-feira, dia 23 de outubro de 2020, O acervo, composto por mais de 100 mil elementos da memória de Juazeiro do Norte, ficará aos cuidados do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM), do curso de Biblioteconomia da UFCA.

A doação ocorreu no campus Juazeiro do Norte da UFCA, com a presença de Renato Casimiro; da viúva de Daniel Walker, a também professora Tereza Neuma de Macedo e Silva Marques; o filho de Daniel Walker, Daniel Walker Júnior; do Reitor da UFCA, professor Ricardo Ness; do professor Weber dos Anjos, coordenador de Artes a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA); e da coordenadora do LACIM e professora do curso de Biblioteconomia, Ariluci Goes Elliott.

O acervo doado começou a ser composto em 1963 e é fruto das pesquisas dos professores Renato Casimiro e Daniel Walker sobre a vida de Juazeiro do Norte. Eles reuniram, ao longo de mais de 40 anos, um enorme acervo que cobre a vasta diversidade de olhares sobre a realidade histórica e cultural.

A coleção de itens é composta por peças de artesanato, xilogravura, literatura de cordel, imagens e sons característicos da região do Cariri, documentos históricos e contemporâneos do registro diário da vida urbana, livros, opúsculos, folhetos, boletins, teses, monografias, dissertações, produções acadêmicas, fotografias, jornais, áudios, vídeos, e uma gama diversificada de outros elementos inerentes ao cotidiano da vida juazeirense e do Cariri.

O reitor Ricardo Ness agradeceu o importante acervo recebido e a confiança de entregar um material de trabalho de uma vida inteira para a Universidade. Ness destacou os esforços feitos para que a UFCA tenha, em breve, um museu, uma vez que a Universidade já conta com um vasto material histórico e documental.

A disponibilidade do acervo, segundo a coordenadora do LACIM, Ariluci Elliott, a UFCA montou um Grupo de Trabalho (GT) com pessoas das mais diversas áreas – Biblioteconomia, História, Museologia, Cultura, Tecnologia da Informação, Audiovisual – para elaborar um Plano Museológico para um futuro museu da UFCA.

De acordo com ela, a ideia é que primeiro haja um museu virtual, com previsão para o ano de 2021, onde o material desta doação juntamente com o já existente acervo do LACIM, sejam disponibilizados para a comunidade acadêmica e externa. No futuro, será montado um museu físico.

Ariluci comenta sobre a importância da doação do acervo Casimiro-Walker, que são precursores na catalogação da memória do Cariri, para o LACIM: “A gente está recebendo a memória da região do Cariri”.

Ela destaca ainda a importância do material para o desenvolvimento cultural da Universidade, da possibilidade de compartilhar com as pessoas esta memória. Ariluci lembra que, depois desta importante doação, o LACIM vai aumentar ainda mais seu acervo com o recebimento da coleção do pesquisador Geová Sobreira.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade