Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) deu início à geração própria de energia elétrica. Isso porque começaram as operações da sua usina solar fotovoltaica, com capacidade de gerar até 222,6 kWp (quilo watt pico).
Essa potência é suficiente para suprir entre 20% e 30% da demanda mensal de energia do campus Juazeiro do Norte, onde a usina foi instalada.
De acordo com o chefe da Divisão de Eficiência Energética da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), engenheiro André Wagner de Barros, essa estimativa de demanda mensal de energia do campus diz respeito ao histórico de consumo calculado antes do início da pandemia.
Segundo ele, desde março de 2020, quando as atividades presenciais na UFCA foram suspensas, está havendo uma economia de energia de 50%.
No total, 636 módulos fotovoltaicos foram fixados na cobertura dos blocos J, L e N do campus. Os módulos da usina solar foram instalados entre os dias 31 de agosto e 9 de outubro de 2020. Em seguida, foram realizados os trâmites necessários junto à Enel, companhia de rede elétrica local, para aprovação do projeto.
A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar. Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.