Compartilhar
Publicidade
Publicidade
26 municípios do Cariri recebem troféu do Selo UNICEF nesta quinta-feira (17)
Os 115 municípios certificados do Ceará representam mais de 26% dos 431 que conquistaram o Selo UNICEF no Brasil. A iniciativa abrange a Amazônia e o Semiárido.
João Boaventura Neto
26 municípios do Cariri recebem troféu do Selo UNICEF nesta quinta-feira (17)
Foto: Divulgação

Vinte seis municípios do Cariri, certificados na última edição do Selo UNICEF (2017-2020), receberão o troféu pela participação no programa, que envolveu 1.924 cidades de todo o País. O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 17.

Os 115 municípios certificados do Ceará representam mais de 26% dos 431 que conquistaram o Selo UNICEF no Brasil. A iniciativa abrange a Amazônia e o Semiárido.

A entrega do troféu ocorrerá na Escola Dr. Pedro Sátiro (Rua Padre José Otávio, Centro), em Várzea Alegre, a partir das 8h, e será feita pela presidente da Associação pelo Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Sônia Fortaleza.

A instituição é a entidade implementadora do Selo UNICEF no estado. Em razão do contexto de pandemia, o evento respeitará todas as regras de isolamento social requeridas no decreto estadual.

“Os municípios estão de parabéns por todo o esforço que empreenderam para garantir melhores condições de vida para crianças e adolescentes e, consequentemente, para as suas famílias. Estamos encerrando um ano que foi muito desafiador para todos nós e que exige um trabalho redobrado e integrado para que possamos avançar ainda mais”, ressalta Sônia Fortaleza.

Resultados no Ceará

O primeiro avanço importante se deu no acesso ao pré-natal, essencial para a saúde de mulheres e bebês. Os municípios certificados com o Selo UNICEF no Ceará avançaram mais na garantia do direito de mulheres e bebês ao pré-natal do que a média do País.

De 2016 a 2018 (último dado disponível), o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF no Ceará, o aumento foi de 6%.

Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. No Ceará, 98% dos municípios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Além disso, muitos municípios investiram em ações voltadas a aqueles estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evadir. No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF no Ceará, a redução foi maior: 27%.

O anúncio dos municípios que receberam o Selo UNICEF aconteceu no último dia 8 de dezembro. Agora, inicia-se a fase de entrega dos troféus e certificados às cidades que se destacaram nesta edição.

Lista dos municípios que receberão o troféu do UNICEF nesta quinta-feira (17):

Acopiara
Deputado Irapuan Pinheiro
Iguatu
Araripe
Arneiroz
Parambu
Penaforte
Mombaça
Piquet Carneiro
Quixelô
Antonina do Norte
Brejo Santo
Campos Sales
Cedro
Jucás
Mauriti
Porteiras
Salitre
Assaré
Baixio
Barbalha
Barro
Crato
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira
Várzea Alegre

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade