Fachada da Urca, em Crato (Ascom)
A Universidade Regional do Cariri (URCA) finalizou o projeto para a criação da Faculdade de Medicina. O trabalho foi elaborado por técnicos da Universidade e parcerias com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Estado.
O coordenador Carlile de Holanda Lavor é o responsável pela implantação de cursos de Medicina, como o da Universidade Estadual do Ceará (UECE), considerado um dos melhores do Brasil.
A expectativa é que o curso seja implantado a partir do segundo semestre do próximo ano.
Para a elaboração do projeto, solicitado através do Governo do Estado, foi criada a Comissão Especial de Criação do Curso, designada pelo reitor da Urca, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, tendo como presidente o Professor Dr. Galberto Martins.
Em setembro deste ano foi realizada uma agenda técnica, com visita ao local que poderá ser sede da tão sonhada faculdade pública de medicina para a região, o histórico prédio do Seminário São José, construído no século XIX.
A estrutura foi bastante elogiada pela equipe. Além disso, foram realizadas visitas aos laboratórios da Urca, que detém cursos na área da saúde, de graduação e pós-graduação, além de diversas pesquisas na área.
A equipe também esteve visitando a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de discutir parcerias com a gestão municipal da cidade do Crato.
Segundo o reitor da Urca, Professor Lima Júnior, o projeto do novo curso foi finalizado em novembro e colocado à disposição da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do Governo do Estado, para apresentação.
Com a elaboração do projeto, foram apresentadas as viabilidades com todos os levantamentos técnicos, no sentido de possibilitar a implantação do curso. A principal linha de atuação do curso seria voltar a formação dos profissionais para a atenção primária, tornando-o referência.
Para Lima Júnior, esse é um momento de grande importância no encaminhamento desse projeto, que beneficiará não apenas o Crato, mas toda a região do Cariri. Além do curso, a meta é criar um centro médico para atendimento de pacientes no bairro onde estará sediado o curso, em terreno ao lado do Seminário São José.