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Há um bom tempo, para abaixar ou subir os vidros de um carro era necessário acionar uma manivela e girá-la para um ou para o outro lado, dependendo da vontade de subir ou descer o vidro. Hoje em dia, os carros usados com vidro automático poupam essa tarefa manual, porque só é necessário um botão para isso!
Contudo, deve-se ter muito cuidado, os vidros elétricos ou também chamados automáticos possuem uma tecnologia que requer manutenção específica que é fundamental para que esse sistema tenha uma longa vida útil.
Se preocupar com uma manutenção preventiva será sempre muito mais proveitoso –e barato– do que um conserto de um sistema que quebrou. Mas também o cuidado tem um papel fundamental. Um bom exemplo são as crianças: é muito importante lhes explicar que não podem brincar de subir e descer os vidros, porque isso pode acabar provocando um problema que custará muito dinheiro!
Manutenção preventiva é a melhor opção
Quando o veículo fica muito exposto ao sol, à chuva e à poluição, pode provocar que o vidro comece a sentir dificuldade para deslizar normalmente. Por que motivo? É muito simples: as canaletas onde o vidro se encaixa acabam ressecando e acumulando sujeira, o que impede o deslizamento suave e normal do vidro.
O aconselhável é fazer uso de um bom lubrificante com silicone, que ajudará a diminuir o esforço sobre o sistema. Esse lubrificante (o ideal é que seja em spray) deve ser aplicado a cada 5 ou 6 meses.
Os vidros elétricos e os defeitos mais comuns
De um modo geral, a luz de freio e a lâmpada de farol baixo costumam ser os que mais podem apresentar defeitos. Depois, os vidros elétricos. Alguns desses defeitos são:
- o vidro fica caindo dentro da porta
- o vidro faz barulho na hora de subir ou descer
Outros defeitos comuns estão relacionados com o alarme do carro se é que este levanta os vidros quanto é acionado. Nesse caso, o defeito pode estar no próprio alarme.
Outra opção são os fios na porta, se é que o vidro apresenta algum defeito abrindo e fechando a porta.
O módulo de vidro elétrico também pode apresentar problema
O que é o módulo de vidro elétrico? É o grande responsável da descida e da subida do vidro. Existem quatro tipos de módulos:
- Módulo Universal. Esse tipo de módulo é usado nos modelos mais simples de carros. O módulo possui as funções básicas de descer e subir o vidro.
- Módulo Sensorizado. Possui mais funcionalidades que o módulo universal. Conhecido como ‘módulo inteligente’, com apenas um toque no botão, é possível que o vidro faça o percurso até que se faça o segundo toque e ai para o movimento. Se o módulo for conectado ao alarme e as travas elétricas, então será possível descer e subir o vidro e travar e destravar a porta através do comando no alarme.
- Módulo Plug-in-Play. Esse termo significa que o módulo já tem a conexão pronta para receber o conector do chicote. Isso é ótimo, pois com esse tipo de conector não é necessário cortar os fios para a conexão.
- Módulo anti esmagamento. É o melhor e mais seguro de todos os módulos. Acontece que esse tipo de módulo evita acidentes, fundamentalmente para pais com crianças. Este módulo tem um sensor que pára de imediato a subida se encontra um obstáculo, evitando desse modo qualquer acidente ou ferida. Este tipo de módulo é sensorizado.
É bom lembrar que as falhas nos vidros automáticos não são muito comuns. De qualquer forma, um problema pode acontecer, mais ainda se não tiver sido feita uma boa manutenção.
Por isso, tomar cuidado é a melhor opção: fazer uma manutenção correta será sempre muito mais simples e barato do que acabar pagando caro um conserto por ter que mudar o sistema na sua totalidade!