Foto: Reprodução/Prefeitura do Crato
Até a última segunda-feira (4) o Crato havia testado 20,8% da população e realizado 51 mil procedimentos de saúde relacionados à Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Mesmo com a atuação dos órgãos responsáveis, em nove meses de pandemia o município registrou 8.875 casos e 116 óbitos. De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, o Crato é o 5º município do Estado em número de casos de Covid-19.
A reeleição do prefeito Zé Ailton Brasil (PT) e a permanência dos secretários que participaram das ações de combate à proliferação do coronavírus no município contribuíram para que o Crato saísse na frente das demais cidades caririenses e anunciasse a organização do primeiro plano de vacinação municipal da região. Além disso, o Crato também garantiu um orçamento de R$ 7 milhões para aquisição das vacinas.
“Tão logo esses imunobiológicos estejam disponíveis para aquisição, o município do Crato já tem essa organização para garantir aos cratenses o acesso para os grupos prioritários e outros grupos que possam ser contemplados, de acordo com as orientações técnicas das autoridades sanitárias”, declarou a secretária de saúde, Marina Feitosa.
De acordo com informações divulgadas pela titular da Pasta, os recursos para a compra das vacinas partem de duas frentes: transferências para execução das despesas do Governo Federal e emendas parlamentares relacionadas ao enfrentamento da pandemia. A titular da Pasta explica que a reserva desses recursos são fruto da organização municipal e do uso racional dos investimentos.