Unidade Sentinela de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Em março do ano passado, Juazeiro do Norte inaugurou a Unidade Sentinela para testagem, orientação e encaminhamento de possíveis casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
Durante o pico da pandemia, a Unidade Sentinela chegou a realizar 500 testes por dia. No entanto, a busca por testes começou a cair em agosto. Diversos fatores implicaram na redução dessa procura, entre eles a descentralização das testagens e a “estabilização” do quadro epidemiológico municipal.
Em janeiro deste ano, a atual gestão de Juazeiro do Norte anunciou ter identificado a possibilidade de aumento de casos de Covid-19 em janeiro, reflexo das festas e viagens de final de ano. Em 20 dias, o município saltou de 86 para 365 casos confirmados.
A busca por testes de Covid-19 também voltou a crescer na Unidade Sentinela este ano. De acordo com a coordenadora da Unidade, a enfermeira Winnie Grazielle Lopes, estão sendo realizados de 120 a 150 testes por dia, com média de 30 resultados positivos.
A Unidade Sentinela continua a funcionar de domingo a domingo, das 7h às 21h, na Avenida do Agricultor, ao lado do Vapt Vupt.