Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro lembra hoje 100 anos do nascimento da senadora Alacoque Bezerra
Ela nasceu em Juazeiro do Norte no dia 10 de fevereiro de 1921 e faleceu aos 91 anos, no dia 17 de dezembro de 2012 em Fortaleza.
Demontier Tenório
Juazeiro lembra hoje 100 anos do nascimento da senadora Alacoque Bezerra
Alacoque Bezerra estaria completando 100 anos nesta quarta-feira (Reprodução)

Se viva fosse, Maria Alacoque Bezerra de Menezes estaria completando 100 anos de idade nesta quarta-feira e o Site Miséria lembra a data como forma de homenagem póstuma. Ela nasceu em Juazeiro do Norte no dia 10 de fevereiro de 1921 e faleceu aos 91 anos, no dia 17 de dezembro de 2012 em Fortaleza. Em vida, teve a primazia de se tornar a primeira mulher nordestina a tomar assento no Senado. Filha de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra integrou família tradicional de Juazeiro.

No município, foi homenageada com nome de rua no bairro Salesianos e deu nome ao Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de cuja inauguração participou na Colina do Horto. Dona Alacoque foi casada com José Maria de Figueiredo de cujo enlace matrimonial nasceram três filhos: Francisco Ivanhoé, Amélia Maria e Margarida Magda. Ela cursou o primário no Colégio São Geraldo e no Grupo Escolar Padre Cícero.

Já o curso secundário no Colégio Santa Tereza de Jesus do Crato e o Normal no Colégio das Dorotéias em Fortaleza, no ano de 1938. A mesma tem Licenciatura Plena por concurso em Geografia pela CADES e o Curso de Aperfeiçoamento e Difusão em Ensino Secundário. Além das atividades empresariais no Grupo da Família Bezerra foi professora e diretora do Grupo Escolar Padre Cícero; professora de Geografia e Sociologia na Escola Normal Rural e Delegada de Ensino.

Dona Alacoque dirigiu ainda o Centro Maternal Maria Amélia Bezerra, entidade filantrópica que atendia mães carentes de Juazeiro. Foi também sócia titular do Centro de Cultura Juazeirense, sócia fundadora do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC) e escreveu os livros “Agradecendo e Exaltando” e “José Bezerra de Menezes, o Pacificador”. A mesma recebeu títulos de cidadã honorária em vários municípios do Cariri, placas, medalhas e outras condecorações.

No ano de 1982, foi eleita senadora suplente quando teve a oportunidade de assumir o cargo no dia 18 de outubro de 1989 num ato presidido pelo Senador Nelson Carneiro e prestigiado pelo Presidente da Câmara, Paes de Andrade. Foram de sua autoria os Projetos: “Municipalização da Merenda Escolar” e “Piso Salarial para o início da Carreira do Magistério Público nos Níveis, Fundamental e Médio”. Na comemoração dos seus 90 anos, o jornalista Blanchard Girão lançou o livro: ‘Alacoque Bezerra, a Madrinha de Juazeiro’, uma das últimas homenagens a essa ilustre mulher.

Juazeiro lembra hoje 100 anos do nascimento da senadora Alacoque Bezerra

O último aniversário que Dona Alacoque comemorou na presença de vários familiares e com direito a lançamento de livro em sua homenagem (Reprodução)

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade