Foto: João Boaventura Neto/Agência Miséria
Durante apuração da nossa reportagem sobre a até então não decretação de estado de calamidade pública por parte do Município de Juazeiro do Norte, visto que Crato e Barbalha já o fizeram, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde nos informou de que um decreto de tal situação já está em processo de elaboração e deve ser publicado em breve.
Após a publicação do documento, ele deve seguir para a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, para aprovação em plenário por parte dos deputados estaduais.
Com a decretação em vigor, o município não precisa seguir prazos de prestação de contas e limites de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Assim sendo, a prefeitura pode aumentar os gastos públicos enquanto o decreto vigora, sem o risco de ser enquadrado por irregularidades fiscais
O que é estado de calamidade pública?
O estado de calamidade pública é decretado por governantes em situações reconhecidamente anormais, decorrentes de desastres e que causam danos graves à população. Ele pode ser adotado tanto por prefeitos, governadores e presidente da república.