Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Procuradoria Geral do Município de Juazeiro do Norte prepara decreto de calamidade pública por conta da pandemia
Decreto está em processo de elaboração pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e deve ser publicado em breve.
Alan Clyverton
Foto: João Boaventura Neto/Agência Miséria

Durante apuração da nossa reportagem sobre a até então não decretação de estado de calamidade pública por parte do Município de Juazeiro do Norte, visto que Crato e Barbalha já o fizeram, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde nos informou de que um decreto de tal situação já está em processo de elaboração e deve ser publicado em breve.

Após a publicação do documento, ele deve seguir para a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, para aprovação em plenário por parte dos deputados estaduais.

Com a decretação em vigor, o município não precisa seguir prazos de prestação de contas e limites de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Assim sendo, a prefeitura pode aumentar os gastos públicos enquanto o decreto vigora, sem o risco de ser enquadrado por irregularidades fiscais

O que é estado de calamidade pública?

O estado de calamidade pública é decretado por governantes em situações reconhecidamente anormais, decorrentes de desastres e que causam danos graves à população. Ele pode ser adotado tanto por prefeitos, governadores e presidente da república.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade