Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte ultrapassa a marca de 19 mil casos de Covid-19 um ano após o 1º registro da doença
Sarah Gomes
Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria

Há um ano, em 19 de março de 2020, Juazeiro do Norte registrava o primeiro caso confirmado de Covid-19. A paciente em questão era uma mulher de 63 anos que apresentou os primeiros sintomas da doença causada pelo coronavírus após retornar de uma viagem a São Paulo. Ela recebeu alta do Hospital Regional do Cariri (HRC) em 10 de abril do mesmo ano.

Assista a uma entrevista concedida na época pelo então prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), ao Site Miséria:

Outro número também chama atenção nesta sexta-feira (19). No mesmo dia em que o primeiro caso do município completa um ano, Juazeiro do Norte ultrapassa a marca de 19 mil casos confirmados de Covid-19. No total, são 19.031 casos e 374 óbitos pela doença desde o primeiro registro no município.

Com esses indicadores, Juazeiro se torna a segunda cidade do Estado em número de casos confirmados e a quarta em óbitos, ficando atrás apenas de Fortaleza, Caucaia e Sobral.

O quadro epidemiológico de Juazeiro do Norte é um dos mais preocupantes do Ceará. Embora o município não registre uma média móvel de casos tão alta quanto no pico da pandemia observado no ano passado, os pacientes que precisam de hospitalização apresentam sintomas mais graves e a Fundação Oswaldo da Cruz (Fiocruz) confirmou a circulação da nova variante do vírus.

Outro ponto de alerta é ocupação quase total dos leitos de UTI. De acordo com informações da plataforma IntegraSUS, estão ocupados todos os 54 leitos de UTI do HRC e um dos três leitos de UTI do Hospital de Fraturas.

É importante ressaltar que medidas de controle e prevenção estão em vigor em Juazeiro do Norte. O município está em lockdown desde o último sábado (13), em razão do Decreto Estadual Nº 33.980, que instituiu isolamento social rígido em todo o Ceará para diminuir a circulação viral do coronavírus, evitar a formação de novas mutações do vírus e o colapso da saúde pública. Além disso, já foram aplicadas mais de 13 mil doses de vacina contra Covid-19 em idosos e profissionais dos serviços de saúde que atuam na cidade.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade