Foto: Arquivo/Agência Miséria
Em 2019 a estátua do Padre Cícero, cartão-postal de Juazeiro do Norte e principal destino turístico religioso da região do Cariri, completou 50 anos. Localizada no ponto mais alto da Colina do Horto, a estátua do Padre Cícero integra o roteiro religioso da localidade, que conta ainda com a tradicional subida, o Museu e a Igreja. Em meio século de existência, o Horto só “fechou às portas” para os devotos do Padim em razão da pandemia do coronavírus.
A primeira vez que Juazeiro do Norte restringiu o acesso ao Horto durante a Sexta-feira Santa foi em abril de 2020. Na época, mesmo com os decretos estaduais e municipais em vigor, a decisão de barrar a subida da Colina e o acesso aos pontos de visitação chocou fiéis e romeiros que tinham o Horto como destino certo durante período de Páscoa. Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura do município anunciou que o acesso ao local seria restrito a moradores e prestadores de serviços essenciais pelo segundo ano consecutivo.
De acordo com o Decreto Nº 360, que entra em vigor a partir das 22h desta quinta-feira (1º), todos os pontos de visitação do Horto estarão com acesso restrito, da tradicional subida da Colina à visitação da estátua do Padre Cícero, o Museu e a Igreja. Segundo a assessoria de Juazeiro do Norte, “a medida visa inibir aglomerações”.