Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Reconhecimento da Chapada do Araripe como Paisagem Cultural será enviado à AL-CE
A ação é um passo para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Alan Clyverton
Foto: Ascom/Geopark Araripe

O Governo do Ceará anunciou que o reconhecimento da Chapada do Araripe como Paisagem Cultural será enviado em projeto de Lei à Assembleia Legislativa, que cria o instrumento jurídico da Chancela Cultural na Legislação estadual de patrimônio, para que seja conferido à Chapada do Araripe esta chancela como Paisagem Cultural do Ceará. 

Após a apreciação dos deputados estaduais, a lei seguirá para aprovação do governador Camilo Santana. A ação é um passo para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Governo do Ceará informou ainda que a candidatura conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) e Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), além da Funcap, da Universidade Regional do Cariri (Urca), do sistema Fecomércio, da Fundação Casa Grande, do Geopark Araripe, entre outros. O projeto teve início em agosto de 2019, com a realização do Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, em Nova Olinda.

A primeira versão do Dossiê foi apresentada em audiência pública, convocada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA) em 19 de maio. A segunda Edição do Seminário está prevista para o próximo semestre. A correção de apontamentos da primeira versão do Dossiê e o Planejamento de Gestão da Candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, para apresentação formal à Unesco em 2023, também deverão ocorrer.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade