Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Mostra Sesc fortalece indicação da Chapada do Araripe a Patrimônio da Humanidade
A Chapada do Araripe abriga uma floresta nacional, uma área de preservação natural
Sarah Gomes
Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria

Em agosto deste ano aconteceu a primeira edição do Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe. O evento marcou o início da campanha de reconhecimento da Chapada como Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco. A iniciativa partiu da articulação entre o Sesc, a Fundação Casa Grande e a Secretaria de Cultura do Ceará.

A Chapada do Araripe abriga uma floresta nacional, uma área de preservação natural e o único geoparque do Brasil. A região do Cariri é um dos territórios localizados sob a sombra da Chapada do Araripe. Conhecida por suas expressões e tradições culturais ancestrais, a região sedia a Mostra Sesc de Culturas há 20 anos.

A Mostra Sesc se destaca pelo comprometimento com a valorização e divulgação da cultura popular caririense. O trabalho desenvolvido pelo evento com os Mestres de Cultura e os grupos de tradição contempla parte das diretrizes de preservação da Unesco de Patrimônio Cultural Imaterial, que determinam o fomento à prática e a exibição das tradições populares.

Foto: Reprodução/Sesc Ceará

Reisados, grupos de coco, bandas cabaçais, maracatus, lapinhas, entre outros folguedos do Cariri se apresentam todos os anos na Mostra Sesc de Cultura. “A Mostra Sesc Cariri a gente espera o ano todinho para que aconteça para a gente ter mais oportunidade de mostrar nossa história para outras pessoas”, afirma Mestra Marinez, fundadora do Grupo de Coco Frei Damião.

Para o consultor de Cultura do Sesc Ceará, Chagas Sales, a Mostra Sesc é um “espaço fértil para visibilizar o território em sua potência e endossar a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial”.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade