Madson Vagner
Jornalista e escritor. Madson Vagner atua como diretor de jornalismo e comentarista da Rádio Plus FM e colunista político do Jornal do Cariri. É correspondente colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo do Rio. Faz parte dos quadros de autores da Editora Novo Século.
Madson Vagner
Jornalista e escritor. Madson Vagner atua como diretor de jornalismo e comentarista da Rádio Plus FM e colunista político do Jornal do Cariri. É correspondente colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo do Rio. Faz parte dos quadros de autores da Editora Novo Século.
A pouco mais de três meses da oficialização das candidaturas para as eleições deste ano, a maioria dos confrontos entre as pré-candidaturas anunciadas na região do Cariri, estão entre PT e PDT. Os dois partidos se preparam para confrontos pelas Prefeituras de 10 municípios. A surpresa é a ausência de disputa em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O PDT não anunciou nomes para a disputa contra o PT, que tem pré-candidatos em Juazeiro e Barbalha e deve anunciar em Crato.
As disputas devem acontecer nos municípios de Abaiara, entre o vice-prefeito Ângelo Furtado, o Anjim (PT), e o vereador Lulu (PDT), apoiado pelo prefeito Afonso Tavares, hoje no PDT, mas eleito pelo PT. A vereadora Mara Sampaio (MDB) corre por fora. Em Altaneira, a vereadora Silvania Andrade (PT), apoiada pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT), enfrenta a empresária Késia Alcântara (PDT), ligada aos ex-prefeitos Delvamberto Soares e Dorival.
Outras disputas que prometem acirramento acontecerão em Farias Brito, entre o prefeito Deda Pereira (PDT) e o ex-prefeito, Vandevelder Freitas (PT). Os dois já se enfrentaram em 2020, com vitória de Deda. Em Jardim, Antônio Coutinho (PT), apoiado pelo prefeito Aniziário Costa (PT), enfrentará Cléa Luz (PDT), apoiada pelo ex-prefeito Fernando Luz. Em Mauriti, o prefeito João Paulo (PT), disputará a reeleição contra o empresário Welington Nova Onda (PDT), que terá o apoio do ex-prefeito Marcio Martins.
O confronto acontece ainda nos municípios de Milagres, entre o prefeito Cícero Figueiredo (PT), candidato à reeleição, e Elizangela Crisóstomo (PDT), esposa do ex-prefeito Lielson Landim (PDT). Na disputa, Abraão Sampaio, apoiado pelo ex-prefeito Hellosman Sampaio corre por fora. Em Potengi, o confronto acontece entre Luã Almino (PT), apoiado pelo prefeito Edson Veriato (PT), e o empresário Salviano Alencar (PDT).
Em Penaforte, o prefeito Dr. Rafael (PT), que tenta reeleição, enfrenta o ex-prefeito e Luís Celestino (PDT), reeditando a disputa de 2020. No Salitre, a disputa será entre o prefeito Dodó de Neoclides (PDT), disputando a reeleição, contra o ex-prefeito, Rondilson Ribeiro (PT).
O PT tem outras 11 pré-candidaturas no Cariri com cinco disputas à reeleição, com Guilherme Saraiva (Barbalha), Marcone Tavares (Aurora), João Luiz (Campos Sales), Mônica Mariano (Jati) e Samuel Werton (Santana do Cariri). O PDT faz outras três disputas, sendo duas à reeleição, com Libório Leite (Assaré) e Antônio Filho (Antonina do Norte).
O segundo maior confronto do Cariri é entre PT e PSB, com seis disputas, e PT e MDB, também, com seis disputas. Em alguns casos, PT, PSB e MDB, se enfrentam na mesma disputa. No Cariri, o único município que não tem pré-candidaturas de PT, PDT e PSB, é Granjeiro, onde a disputa deve ser entre o prefeito Chico Clementino (MDB), candidato a reeleição, e o ex-prefeito Dr. Gudy (Republicanos).
Nas disputas do Cariri, o PT lidera com 21 pré-candidaturas, seguido do PDT com 12, e MDB com 11. O MDB tem três pré-candidaturas a reeleição – George Feitosa (Barro), Cícero de Deus (Araripe) e Chico Clementino (Granjeiro). O PSB, com sete pré-candidaturas é o quarto com mais disputas, sendo duas a reeleição dos prefeitos Dr. Lorim (Missão Velha) e Gislaine Landim (Brejo Santo).
O prazo final para a oficialização das candidaturas é 15 de agosto, após as convenções que iniciam em 20 de julho e terminam no dia 5 de agosto.