Compartilhar
Publicidade
Publicidade
e-Política

Madson Vagner

Jornalista e escritor. Madson Vagner atua como diretor de jornalismo e comentarista da Rádio Plus FM e colunista político do Jornal do Cariri. É correspondente colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo do Rio. Faz parte dos quadros de autores da Editora Novo Século.

e-Politica

Madson Vagner

Jornalista e escritor. Madson Vagner atua como diretor de jornalismo e comentarista da Rádio Plus FM e colunista político do Jornal do Cariri. É correspondente colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo do Rio. Faz parte dos quadros de autores da Editora Novo Século.

Gestão 2025. Câmaras do Crajubar já discutem novas mesas diretoras
O quadro mais indefinido é Barbalha, diferente de Crato e Juazeiro, onde as discussões estão avançadas com nomes colocados oficialmente.

A retomada dos trabalhos nas Câmaras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha se dará, em sua maioria, em fevereiro, mas a discussão para a eleição das novas mesas diretoras já começou. O quadro mais indefinido é Barbalha, diferente de Crato e Juazeiro, onde as discussões estão avançadas com nomes colocados oficialmente.

Entre os vereadores de Juazeiro, o nome mais citado é o vereador eleito Felipe Vasques (Agir). O favoritismo estaria no bom desempenho nas urnas e a proximidade com a base eleita pelo prefeito reeleito Glêdson Bezerra (Podemos). Outros nomes que já se colocaram são o atual presidente Capitão Vieira Neto (MDB) e o vereador Márcio Joias (PSR).

Vieira Neto aposta na experiência à frente do Legislativo e na boa relação com a base governista, liderada pelo deputado estadual Fernando Santana (PT). Vasques foi mais longe e se reuniu no sábado (12), com 12 vereadores, para apresentar sua proposta para liderar a maior Câmara do Cariri.

Na reunião, estavam presentes os vereadores eleitos Boaz das Rotatórias (PL), Professora PG (PODE), Vandinho Pereira (PP), Auricélia Bezerra (PSB), Rita Monteiro (PSB), Julian de Cielo (PSB), Vinicius Duarte (PSD), Chagas Macêdo (PSD), Alexandre Sobreira (DC), Cleilson (AGIR) e os reeleitos Rafael Cearense (PODE), Raimundo Júnior (MDB) e Cicinho Cabelereiro (PSD).

No Crato, a disputa acontece dentro da base governista liderada pelo prefeito eleito André Barreto (PT). O favoritismo está com o atual líder do prefeito Zé Ailton (PT), vereador Matheus Leite (PDT), mas Fernando Brasil (PDT) e Alex Saraiva (PSB) também se colocaram na disputa. Na base de oposição, até o momento, apenas o vereador Marquim do Povão está indicado.

Ao lado de Matheus, estão o deputado federal André Figueiredo (PDT) e o prefeito Zé Ailton, enquanto Alex reúne os apoios do atual presidente Florisval Coriolano (PRTB). André Barreto avalia que a disputa foi antecipada e espera que a base possa conduzir as discussões de forma democrática. O prefeito eleito acredita que o nome do presidente saia da sua base.

Em Barbalha, a disputa acontece de forma tímida. A base aliada do prefeito reeleito Guilherme Saraiva (PT), que tem a maioria das cadeiras na Casa, ainda não se reuniu para tratar o assunto. Mesmo sem uma articulação, nomes como André Feitosa (PSB), professor Ilánio (PSB) e Dorivan Amaro (PT) têm se colocado à disposição para o cargo.

Os três vereadores reeleitos fazem parte da base. André é o atual vice-presidente da Câmara, Ilánio é o líder do prefeito Guilherme e Dorivan é o presidente do PT. A reunião da base aliada não tem data e, na oposição, não há indicação de nomes. Pela minoria eleita, lideranças da oposição colocam a tendência de votar em um nome mais próximo da bancada para ter mais espaços.

Os novos vereadores assumem em 1º de janeiro de 2025 e, em seguida, elegem as novas mesas diretoras.

Compartilhar
Avalie esta notícia
Comentar
Publicidade