Madson Vagner
Jornalista e escritor. Madson Vagner atua como diretor de jornalismo e comentarista da Rádio Plus FM e colunista político do Jornal do Cariri. É correspondente colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo do Rio. Faz parte dos quadros de autores da Editora Novo Século.
Madson Vagner
Jornalista e escritor. Madson Vagner atua como diretor de jornalismo e comentarista da Rádio Plus FM e colunista político do Jornal do Cariri. É correspondente colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo do Rio. Faz parte dos quadros de autores da Editora Novo Século.
A poucos dias do início das convenções, partidos e federações com representatividade na região do Cariri, avançam nas articulações para a formação de chapas e alianças eleitorais. O maior enfrentamento na região continua sendo entre PT e PDT. Nos três maiores colégios eleitorais, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, a maioria das chapas tem definição dos nomes para disputa de prefeitos, mas esperam por definição de pré-candidatos a vice-prefeitos.
No Crajubar, não haverá enfrentamento direto entre PT e PDT, mas há uma tendência a polarização entre o PT do presidente Lula e partidos aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os partidos a expectativa é que as pré-candidaturas já anunciadas se confirmem nas convenções.
O primeiro a anunciar sua convenção foi o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), pré-candidato a reeleição. Podemos, União Brasil, PSDB, PL, PP, Novo, Cidadania e PDT, estão com convenção marcada para o dia 20, prazo inicial estipulado pela Justiça Eleitoral. O vereador Tarso Magno (PP) já foi anunciado como pré-candidato a vice.
Na oposição, o deputado estadual Fernando Santana (PT), deve conseguir maior aliança da região, agregando quase todos os partidos da base aliada do Governo do Estado. Não há data para a convenção, mas nomes como o deputado estadual Davi Macedo (MDB) e os ex-prefeito Arnon Bezerra, já declararam apoio a Fernando. Os dois concorrem, inclusive, para indicar o nome que comporá a chapa como candidato a vice.
Na base aliada do Crato, ainda há disputa para quem será o candidato a vice na chapa liderada por André Barreto (PT). O diretório municipal do PT chegou a decidir pelo nome do vereador Pedro (PT), mas a maior parte dos partidos aliados disseram não a chapa pura. O PV, partido que federação com o PT, anunciou a pré-candidatura de Ildo Júnior para vice na chapa.
A oposição do Crato, está representada pela chapa liderada pelo médico Aloísio Brasil (União Brasil), com o ex-prefeito Zé Adega (PL) na vice. Alto denominada terceira via, a chapa que sairá da aliança entre Lucas Brasil (PSDB) e Márcio Bilhar (Agir), ainda não tem definição. O grupo articula outros aliados para definir quem encabeça a chapa e quem comporá como vice.
Em Barbalha, a base aliada está fechada com a reeleição do prefeito Guilherme Saraiva (PT) e do vice Vevé Siqueira (PT). A dupla enfrentará o engenheiro Antônio Neto (PSDB), que ainda espera definição do nome que comporá a chapa como candidato a vice. Articulador da candidatura, o ex-prefeito Argemiro Sampaio (PSDB), avalia que o nome deve vir do União Brasil.