Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O sistema do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital passou por uma atualização nos registros de vínculos trabalhistas. A mudança promete trazer mais transparência e precisão. Criado pelo Ministério do Trabalho, a ferramenta busca substituir modelo impresso, mas por se tratar de uma implementação recente, o sistema pode levar alguns dias ou até semanas para ser atualizado integralmente.
Com a mudança, a nova versão da CTPS Digital organizou os contratos de trabalho em abas diferentes dentro da plataforma. Assim, apenas os contratos de trabalho datados a partir de setembro de 2019 (ano de criação do aplicativo) continuam disponíveis na aba antiga. Já os vínculos anteriores a essa data podem ser acessados na área intitulada “Outros Vínculos de Trabalho”.
Segundo Átyla Soares, agente de atendimento do Posto Conveniado do IDT/Sine em Pacatuba, as dúvidas sobre os registros de vínculos trabalhistas são recorrentes desde que a nova versão foi implementada. “Temos recebido trabalhadores aflitos, por não conseguirem visualizar alguns de seus contratos de trabalho no aplicativo pelo celular. Eles pensam, imediatamente, que foram desligados de seus empregos ou que serão prejudicados na contagem do tempo de trabalho para a aposentadoria”, relata.
De acordo com o governo do estado, outra mudança significativa na versão digital do documento diz respeito à descrição das funções. Com a atualização, a CTPS Digital passou a exibir a descrição completa do cargo informado pela empresa no eSocial. Dessa forma, o trabalhador pode visualizar o cargo exatamente como foi registrado pela empresa, em conformidade com o contrato de trabalho.