O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, nesta segunda-feira (6), na rede social X um vídeo onde questiona a Lei Rouanet para projetos culturais. A publicação aconteceu um dia após a comoção nacional com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, na categoria de melhor atriz em filme de drama, interpretando Eunice Paiva, no longa-metragem ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles.
O vídeo, gravado por um internauta em 18 de dezembro de 2024, critica o porto das balsas em Goiânia e o não término das obras da ponte para passagem de veículos. “Parece vídeo repetido, mas não é. Outro brasileiro denunciando a volta da ‘indústria das balsas’. O investimento em infraestrutura é rechaçado pela gestão Lula e, coincidentemente, jamais cobrado por outros governantes de outrora. Enquanto isso, a Rouanet…”, disse Jair.
Usuários da rede social se manifestaram após a publicação. “Bolsonaro critica Lei Rouanet após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro. Ele só “esqueceu” de dizer que o filme “Ainda estou aqui” não recebeu recursos da Rouanet”, escreveu um internauta.
O filme, com mais de 2 horas de duração, que retrata a história da família Paiva durante a ditadura militar, não se encaixa nos critérios para receber os recursos. A Lei estabelece que somente “produção de discos, vídeos, obras cinematográficas de curta e média metragem e filmes documentais, preservação do acervo cinematográfico, bem assim de outras obras de reprodução videofonográfica de caráter cultural” podem ter acesso aos valores.