Compartilhar
Publicidade
Publicidade
944 internos do sistema prisional do Cariri participam do Encceja PPL 2024
Dos 11 mil inscritos no Ceará, 944 são da região do Cariri, incluindo 66 mulheres.
Bruna Santos
Provas serão aplicadas em 24 unidades prisionais do Ceará. Foto: Pablo Pedraza - SAP

Internos do sistema prisional do Cariri participam, nesta terça (29) e quarta-feira (30), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL 2024), buscando obter certificações de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Na região, são 944 inscritos, incluindo 66 mulheres. No Ceará, ao todo, 11 mil pessoas detidas estão inscritas no exame.

As provas ocorrem em dois turnos: das 9h às 13h e das 15h às 20h, com aplicação supervisionada em mais de 24 unidades prisionais no Estado. Segundo Rodrigo Moraes, coordenador de educação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a oportunidade é mais do receber um certificado.  “ Ele [o Encceja] representa uma mudança significativa na vida dos internos, proporcionando-lhes a possibilidade de recomeçar e se reintegrar à sociedade“, afirma.

Para o Ensino Fundamental,  são abordadas questões de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Já no Ensino Médio, os conteúdos selecionados são Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação.

Conforme a Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça, as pessoas aprovadas no Encceja têm direito à remição de pena: são 177 dias a menos para quem concluir o Ensino Fundamental e 133 dias para o Ensino Médio. A medida visa incentivar o estudo e contribuir para a reintegração social dos detentos, focado em oportunidades de ressocialização.

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade