Foto Gentil Barreira/Divulgação
O Centro Cultural do Cariri, localizado na cidade do Crato, inaugura no próximo sábado (24), a partir das 10h, a primeira exposição de Sérvulo Esmeraldo. Intitulada “Esse é Sérvulo Esmeraldo”, a mostra celebra os 95 anos de legado do artista que colocou o Ceará no mapa das artes contemporâneas.
A exposição reúne 62 obras com destaque para o período cearense do artista. A mostra contempla xilogravuras, gravuras em metal, litogravuras, serigrafias, esculturas e outras vertentes da vastidão artística de Sérvulo Esmeraldo.
O núcleo das esculturas e relevos reúne obras de ao menos três etapas consideráveis da produção tridimensional de Sérvulo Esmeraldo: a série de Planos e Volumes Virtuais (1980–1981), a dos Sólidos Geométricos (1982–1990) e a série Teoremas (2001–2015).
Para a curadora e pesquisadora Dodora Guimarães, a exposição destaca a importância da cidade de origem de Sérvulo Esmeraldo em sua trajetória artística, onde começou a construir sua obra a partir do “poder da observação”.
Além da exposição, o equipamento irá realizar, no mesmo dia, a abertura de uma mesa com o tema “Sérvulo Esmeraldo e o Laboratório do Mundo”, com Dodora Guimarães, Regina Teixeira de Barros e Aracy Amaral.
O objetivo é contemplar a trajetória do cearense e as interferências do Crato em seu legado artístico. Ele viveu sua infância e parte da juventude no sítio Bebida Nova, onde teve seu primeiro ateliê e onde foi influenciado pela paisagem à sua frente, com protagonismo da Chapada do Araripe.