Compartilhar
Publicidade
Publicidade
“A cada 100 mil homens cearenses, 75 têm câncer de próstata”, alerta médico caririense
Com dados do INCA, médico lembra que novembro termina, mas a busca pelo diagnóstico precoce precisa continuar para aumentar a chance de cura da doença.
João Boaventura Neto

“A cada 100 mil homens cearenses, 75 têm câncer de próstata”, é o que alerta médico caririense Jader Salviano (urologista). De acordo com ele, esse esse câncer, em sua fase inicial, não causa nem um tipo de sintoma e quando ele vem causar algum sintoma significa que ele já está avançado.

No Brasil, essa doença mata por dia 42 homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa é a segunda doença que mais mata, a mortalidade chega a mais de 13%. Em 2019, segundo dados do Inca, no Ceará registrou mais de 3 mil casos da doença.

O Urologista Jader Salviano, da Medimagem Cariri, comentou também sobre os sintomas que são inespecíficos “Eles não são necessariamente relacionados ao câncer, mas podem ser causados por várias outras doenças da próstata, como, dificuldade para urinar, sangramento na urina dentre vários outros sintomas”, ressalta.

Sobre a resistência que o homem tem em procurar ajuda, doutor Jader destaca a importância dessa campanha, pois os homens ainda têm resistência em realizar o exame. Ele complementa falando sobre a importância dessas campanhas, pois além de prevenir o câncer de próstata, também são realizadas outras prevenções, como, diabetes, colón, problemas de colesterol elevado, gordura no sangue, prevenção de cálculos renais e finalizou falando para que os homens busquem ajuda e desenvolvam uma rotina de autocuidado com seu corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o exame da próstata deve ser realizado a partir dos 50 por todos os homens e a partir dos 45 anos para aqueles da raça negra ou que têm história de câncer da próstata na família.

A detecção do câncer é realizada pelo exame de sangue (PSA) e do toque retal. O tratamento é escolhido dependendo do estágio da doença e pode ser realizada radioterapia, cirurgia e tratamento hormonal.

Neste mês de novembro, a Medimagem está dando 50% de desconto no exame de ultrassom da próstata e 20% na ressonância da próstata para incentivar os homens a fazerem o diagnóstico precoce. “É importante fazer a prevenção, exames de rotina, como PSA e os exames de imagem, tudo isso contribue para o aumento da descoberta antecipada da Doença, aumentando o percentual de cura do paciente”, diz o médico radiologista da Medimagem, Dr Gustavo Saraíva.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade