Foto: Reprodução/Prefeitura de Juazeiro do Norte
De março para cá, uma série de decretos estaduais e municipais entraram em vigor para barrar à proliferação do novo coronavírus em Juazeiro do Norte. Em apenas dois meses, já foram 65 casos confirmados da doença no município. Destes, 21 foram recuperados, 29 estão em isolamento domiciliar, sete estão internados e oito chegaram a óbito.
Para garantir o cumprimento do decreto, a Prefeitura de Juazeiro do Norte tem intensificado as ações de fiscalização em todo o território. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) atuam diariamente nos Mercados Públicos, nas proximidades das agências bancárias e no centro da cidade. Outras equipes também têm realizado a ronda em pontos específicos da cidade durante os períodos da manhã, da tarde e da noite.
Mas a fiscalização não é a única frente de combate ao novo coronavírus. A proteção também tem um papel importante nesse momento. Por exemplo, no Pirajá, os povos de terreiro têm distribuído gratuitamente as máscaras de proteção que estão sendo confeccionadas nas casas de axé da Juazeiro.