Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Agentes de endemias intensificam ações contra mosquito da dengue em Juazeiro do Norte
Os agentes tem realizado visitas domiciliares para inspeção e identificação de possíveis focos, com aplicação de medidas de controle do veto.
Rogério Brito
Foto: Divulgação/ PMJN

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte intensificou as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e Chikungunya, nestas primeiras semanas que marcam o início da quadra chuvosa de 2024.

De acordo com a pasta, os agentes de endemias tem realizado visitas domiciliares para inspeção e identificação de possíveis focos, com aplicação de medidas de controle do vetor, além do mapeamento dos pontos de reprodução do mosquito transmissor.

Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde, explica que as visitas são realizadas em bairros, casas e mercados tanto por cronograma, estabelecido pelo setor, quanto por demanda, numa eventual denúncia de espaços com possível foco do mosquito.

“O principal é permitir o acesso do agente à sua residência ou estabelecimento comercial, pois esses são profissionais treinados para identificar possíveis locais onde esses mosquitos possam estar”, enfatiza.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 177.820 visitas com fiscalização e orientação foram realizadas nos últimos quatro meses de 2023. Durante as inspeções e visitas, os agentes alertam para os cuidados necessários para evitar o surgimento do mosquito.

“Entre eles estão o descarte correto do lixo, com manutenção das lixeiras tampadas, evitar deixar água parada, e manter os vasos de plantas secos, com areia até o topo. Os baldes, bacias e garrafas devem ser guardados em local seco, virados com a boca para baixo”, reforça a pasta.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade