Foto: Tatiana Fortes
Impulsionada pelos festejos que acontecem durante o mês de julho, a região do Cariri deve receber um grande número de turistas, resultando em impactos positivos na economia local. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a ocupação da rede hoteleira neste período está em 83%, apenas no Crajubar.
Com previsão de mais de 100 turistas de outros estados, a Expocrato e a 46ª edição da Vaquejada de Juazeiro do Norte são os principais eventos que contribuem para o fluxo de visitantes.
Conforme a Setur, são esperados mais 450 mil visitantes na Expocrato, que acontece de 13 a 21 de julho. A pasta pontua que em Crato, município que abriga o festejo agropecuário, o número de ocupação na rede hoteleira chega a 91%, sendo considerada a maior média entre os municípios da região.
Entre os principais mercados emissores, os estados que mais se destacam são da região Nordeste, como Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Já na região Sudeste, São Paulo lidera o ranking.
“Além de contar com excelentes equipamentos, a região do Cariri é impactada positivamente com grandes eventos. A Setur tem observado uma boa procura pelos municípios do Crajubar, em especial pelo Crato, onde ocorre a Expocrato. Esse evento tem atrações nacionais e vai atrair um bom público não só do estado, que também podemos considerá-los turistas, mas de outros estados da região Nordeste e Sudeste”, pontua a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.