A Ambiental Ceará e o Banco do Nordeste (BNB) formalizaram um acordo de financiamento no valor de R$ 556 milhões. A assinatura do contrato ocorreu no Palácio da Abolição, nesta segunda-feira (11). Esse montante será destinado à operação e ao desenvolvimento de infraestrutura para sistemas de esgotamento sanitário.
As cidades atendidas serão aquelas contempladas pela Parceria Público-Privada (PPP), estabelecida com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
O financiamento visa cumprir as metas de universalização do saneamento básico, conforme estipulado pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
Segundo a vice-governadora Jade Romero, o projeto de saneamento afetará positivamente 57% dos domicílios liderados por mulheres na região. Além disso, serão criados 50 mil empregos durante a fase de construção e 35 mil após a conclusão das obras.
Os investimentos serão aplicados em 17 das 24 cidades onde a Ambiental Ceará opera. Confira as cidades: Maracanaú, Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri.