Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Aos 107 anos, dona Liesse é uma das primeiras idosas vacinadas contra Covid-19 de Barbalha
Sarah Gomes
Prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme, aplica vacina contra Covid-19 em dona Liesse. Foto: Arquivo pessoal

Nesta semana, os principais municípios da região do Cariri anunciaram a chegada das vacinas destinadas aos idosos acima de 75. Em Barbalha, o início do processo de imunização desse grupo prioritário aconteceu nesta quarta-feira (27). Uma das primeiras vacinadas foi dona Maria Liesse Callou Duarte, de 107 anos.

Dona Liesse é uma personalidade conhecida do município. Sua casa, localizada na rua do Vidéo, próximo à Igreja do Rosário, era parada obrigatório de diversas figuras da região, a exemplo do radialista Normando Sóracles, que almoçava em sua companhia no dia do hasteamento do Pau da Bandeira.

Com oito filhos, 27 netos, 36 bisnetos e quatro tataranetos, dona Liesse permaneceu em isolamento durante esses 10 meses de pandemia. Segundo o advogado Raphael Duarte, neto de dona Liesse, a aplicação da primeira dose da vacina trouxe alívio para toda a família, que poderá voltar a encontrar a matriarca com frequência. Assista ao momento da vacinação:

Durante o isolamento, dona Liesse manteve muitos de seus passatempos, como preencher palavras-cruzadas e assistir televisão. Mas mesmo assim, a tristeza pela ausência dos familiares era frequente. Essa era a realidade que muitos idosos de Barbalha viviam desde abril do ano passado, quando o município confirmou o primeiro caso de Covid-19, mas está prestes a mudar.

De acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o primeiro grupo de idosos acima de 75 anos a ser vacinado será formado por idosos acamados, que são atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Em seguida, a prioridade será dos mais velhos, começando pela faixa etária de 90 anos. Outro fator que será levado em questão serão as comorbidades diagnosticadas.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade