Foto: SEMA
Entre diversas celebrações, o mês de junho também abrange atividades relacionadas ao meio ambiente. Nessa perspectiva, a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Horto do Padre Cícero, criada para incrementar o turismo da região de forma sustentável, regulamentando o uso do espaço público, segue realizando uma série ações em alusão ao tema.
As atividades ocorrem em parceria com o Terceiro Setor, Universidades, ambientalistas, além de escolas e empresas privadas. “Foram realizadas diversas ações ambientais com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o tema Justiça Climática, buscando principalmente, fortalecer o engajamento das juventudes nessa luta”, destaca a gestora Angélica Leite.
As ações ambientais fazem parte do “Junho Ambiental”, criado pela Lei Estadual nº 17.227/2020 e realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). Uma das atividades aconteceu na EEF Antônio Bezerra Monteiro, onde houve palestra sobre Saneamento Ambienta, com o título “O tratamento de água é uma importante ação de saneamento ambiental”.
Além disso, o Sargento do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), Otoniel Moreira Leite Lima, palestrou sobre Juventude e Justiça Climática.
Sobre a APA do Horto do Padre Cícero
A APA Horto do Padre Cícero foi criada em 2022, por meio de uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a SEMA. Com cerca de 800 hectares, é uma área de Caatinga degradada em processo de recuperação.
A APA abarca uma área total de 1.003,46 ha, com mais de 16.000 metros de perímetro, e foi criada para incrementar o turismo da região de forma sustentável, regulamentando o uso do espaço público.
Além do complexo de visitação que se formou em torno da estátua do Padre Cícero, a Serra do Catolé é um importante dispersor de água dentro do contexto da sub-bacia hidrográfica do Rio Salgado, ajudando na manutenção de espécies vegetais e animais.
O Teleférico do Complexo Ambiental Caminho do Horto tem atraído ainda mais visitantes, promovendo a educação ambiental e o turismo de base sustentável.