O secretário de saúde de Altaneira ao lado da coordenadora de epidemiologia e da coordenadora da atenção primária. (Foto/Reprodução/Redes sociais)
O município de Altaneira apresentou o plano de operacionalização para a vacina contra a Covid-19. A ação foi divulgada tanto pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) e pelo Secretário Municipal da Saúde, Júnior Paulino, através das redes sociais, na página do Facebook da Prefeitura nessa terça-feira (19).
O Plano segue as diretrizes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e do Ministério da Saúde e terá quatro fases. As informações são do Blog do Negro Nicolau.
Na primeira, estão incluídos trabalhadores da área da saúde e idosos a partir dos 75 anos;
na segunda fase serão vacinados as pessoas com idade entre 60 e 74 anos; pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19, como aqueles portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras, estão incluídos
na terceira etapa e na última fase serão vacinados professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Para cada etapa há recomendações. Na primeira a vacinação ocorrerá nos serviços de atuação desses trabalhadores;
já na segunda, a estratégia é vacinar da casa em casa e para as duas últimas recomenda-se a apresentação de prescrição médica;
3ª fase e documento que que comprove a vinculação ativa deste profissional com a escola;
4ª e última fase, a vacinação para profissionais das forças de segurança e salvamento ocorrerá nas respectivas unidades de atuação.
Ao explicar o plano de imunização, a Coordenadora de Epidemiologia do município, Ana Deyva, destacou que “as doses serão liberadas de forma direcionada, fracionada e graduadas”.
Já Maria Dayane, Coordenadora Municipal de Atenção Primária, detalhou como ocorrerá o início da vacinação. Segundo ela, neste primeiro momento serão atendidos os profissionais que estão na linha de frente de combate a pandemia e que atuam no Hospital Euclides Nogueira Santana.
“Esses profissionais estão em contato direto com os sintomáticos respiratórios”, disse. “No Hospital existe a unidade sentinela, onde os profissionais realizam a testagem rápida e o swab, exames primordiais para a detecção da Covid-19”, finalizou.
De acordo com Júnior Paulino, Secretário da Saúde, Altaneira receberá do Ministério da Saúde “54 doses de vacina que corresponde a 34% da meta dos profissionais que serão vacinados”.
Altaneira possui até agora 6 mortes registradas por Covid-19 e 219 casos confirmados.
Clique aqui e confira o Plano de Imunização contra a Covid-19.