Foto: Nívea Uchoa/ Gov. do Ceará
Os municípios de Araripe e Campos Sales, no Cariri, estão classificadas em situação de emergência por seca em decorrência do volume de chuvas inferior aos anos anteriores. A informação consta no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
No Ceará, 24 cidades estão em situação de emergência, sendo 13 por seca e 11 por estiagem. Essa classificação permite que prefeituras solicitem kits de assistência humanitária; recursos para ações de socorro e assistência, como apoio no estabelecimento de abrigos emergenciais.
Conforme dados do Monitor das Secas, o Cariri está coberto por seca fraca e seca moderada. A plataforma indica um avanço da seca moderada na região devido à piora nos indicadores. Os impactos permanecem de curto prazo.
Confira as cidades cearenses classificadas por seca ou estiagem:
Estiagem: Caucaia, Itapipoca, Paramoti, Canindé, Catunda, Crateús, Pedra Branca, Milhã, Mombaça, Tauá, Saboeiro, Jaguaribara e Potiretama.
Seca: Madalena, Tabuleiro do Norte, Quiterianópolis, Parambu, Arneiroz, Campos Sales, Araripe, Cedro, Pereiro, Jaguaribe e Jaguaretama.