Foto: Agência Brasil
O município de Araripe, no Cariri, entrou em situação de emergência devido à inconstância de chuvas e a manutenção do cenário de estiagem. A decisão foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (13).
Conforme dados do Monitor das Secas, houve agravamento da seca em parte do Oeste do Cariri, onde Araripe fica localizado. Nessa faixa, o cenário de seca passou de moderada para grave. Os dados são da última atualização, realizada em 23 de fevereiro. Os impactos permanecem de curto prazo, segundo a ferramenta.
Em fevereiro deste ano, Campos Sales, também no Cariri, incluía os 13 municípios cearenses em situação de emergência devido à seca. Agora, apenas Araripe integra a lista, mas na classificação emergencial de estiagem em vez de seca.
Com o reconhecimento da situação emergencial pela União, a mobilização dos órgãos municipais para atuação no combate à estiagem estão autorizadas, além da convocação de voluntários para auxiliar em campanhas de recursos. As ações devem ocorrer sob coordenação dos órgãos de Defesa Civil do município.