Foto: Reprodução
Foi anunciada nesta quarta-feira (03), a descoberta de uma nova espécie de escorpião-vinagre do período Cretáceo, em um artigo científico no Peer J Publishing. O fóssil, denominado Mesoprocrus rayoli, foi encontrado na região do Araripe, no Ceará.
O escorpião-vinagre é um parente próximo dos escorpiões, se distingue deles por possuir grandes pinças e, em vez de um ferrão na cauda, tem uma glândula que expele um ácido semelhante ao vinagre.
A pesquisa revelou que o holótipo estudado foi descoberto juntamente com os espécimes recuperadas durante a operação “Santana Raptor” da Polícia Federal, em 2019. Portanto, o fóssil provém da Formação Crato, assim como o Ubirajara jubatus.
O artigo também informou que o parátipo Mesoproctus rayoli foi doado ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. Embora a origem exata ou outras informações sobre o local de amostragem não tenham sido divulgadas, é possível assumir que o fóssil provém da Formação Crato, com base na matriz em que foi encontrado.
“Como o material é proveniente de uma operação da Polícia Federal que recuperou fósseis contrabandeados, a localidade exata é desconhecida; porém, através da característica da matriz, é possível assumir sua origem na Formação Crato”, esclarece o artigo.