Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Artistas questionam conselho de cultura por reuniões não publicizadas em Juazeiro do Norte
Artistas alegam que o conselho atua de forma fechada, sem informar à sociedade civil os locais e horários das reuniões.
Rogério Brito
Foto: Josimar Segundo

Artistas, coletivos e representantes de espaços culturais se reuniram nesta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, para cobrar maior transparência na atuação do Conselho Municipal de Política Cultural de Juazeiro do Norte. De acordo com o setor, o conselho atua de forma fechada, sem informar à sociedade civil os locais e horários das reuniões.

Em discurso da tribuna da Câmara, a advogada e artista Luciana Dantas criticou como tem sido feita a gestão dos recursos federais e estaduais, como as verbas provenientes da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Ela questionou a falta de publicidade sobre o fluxo de desembolso desses recursos.

“A gente não sabe quanto sobrou, se sobrou, quanto de juro acumulou na conta. Nenhum de nós têm acesso nem mesmo a data, dia, horário e plataforma que ocorrem as reuniões. Essa informação nos é negada”, afirma. “A gente está vivendo uma gestão que não dialoga com a Cultura, que não trabalha para respeitar o princípio da publicidade e da transparência”, acrescenta.

O setor cultural também apontou a necessidade de uma nova eleição para o conselho, uma vez que o mandato da composição atual foi prorrogado em novembro do ano passado, sem consulta ampla aos setores culturais. A reivindicação ganhou endosso da vereadora Jacqueline Gouveia (PT), que requereu a imediata dissolução do conselho.

A pedido dos artistas, o presidente em exercício da Câmara, vereador Raimundo Júnior (MDB), autorizou a realização de uma audiência pública para debater os impasses. A data do encontro ainda será definida, mas a previsão é de que aconteça antes do recesso parlamentar, que começa no próximo dia 19 de dezembro.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade