Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Associação do São José reclama falta de atendimento médico no bairro, entenda
Há ausência no atendimento médico tanto no período diurno quanto no noturno nos postos de saúde localizados no Bairro São José e adjacências
Redação
Associação do São José reclama falta de atendimento médico no bairro, entenda
Foto: Reprodução/Carlos Lourenço

A Associação Solidária do São José (ASSJ) reclama a ausência de atendimento médico nas Equipes de Saúde da Família 10, 81; 47, 61 e 72, localizadas no bairro São José, em Juazeiro do Norte.

A falta de atendimento médico tem prejudicado os usuários do Sistema único de Saúde – SUS, em especial os mais vulneráveis, a informação é da presidente da associação, a professora Ana Paula Martins.

“Os pacientes que precisam de atendimento ou mesmo de uma simples receita se deslocam até o Hospital Estefânia Rocha Lima duas vezes no mesmo dia; pela manhã se dirigem ao hospital para entregar cópia do Cartão do SUS e, à tarde novamente para pegar a receituário preenchido. Grande parte dos usuários/pacientes não dispõe de transporte próprio e fazem o trajeto à pé”, Afirma Ana Paula.

Ainda de acordo com ela, “muitos chegam ao Estefânia Rocha Lima pela manhã e ficam até a tarde, isto com fome e sede na maioria das vezes. A problemática de falta de médicos nos postos de saúde do bairro São José é antiga. Antes da Pandemia do Covid-19 a situação já era difícil, mas com muitas restrições ainda tínhamos atendimento médico”.

A presidente da associação do São José garante ainda que durante o período de pandemia a situação se agravou ainda mais.

“Ficamos totalmente sem atendimentos médicos para conseguir uma prescrição de um medicamento ou uma simples consulta. Há relatos de moradores com sintomas de dengue e chikungunya sem atendimento ou tendo que se deslocar para outras unidades de saúde muitas vezes sem lograr êxito”.

A Associação Solidária do São José encaminhou nesta terça-feira, dia 26, ofício ao Legislativo Municipal e ao Conselho Municipal de Saúde para que busquem resolução para o problema.

Outro lado

A secretaria da Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte informou ao site Miséria que dois médicos atendiam nos equipamentos, mas um deles se desligou do município e o outro é do grupo de risco da Covid-19 e ficou impossibilitado de trabalhar. O problema já está sendo resolvido pela Sesau.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade