Foto: Mariana Parente/Divulgação
O Complexo Social Mais Infância de Barbalha promove, nesta quinta-feira (6), a partir das 16h, a entrega de certificados e kits instrumentais de trabalho para mais de 50 alunos participantes de cursos ofertados no equipamento. A solenidade contará com a participação da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana.
De acordo com a SPS, serão beneficiados 55 estudantes das turmas de costura, confeiteiro e design de sobrancelhas – micropigmentação. Dos benefícios concedidos aos estudantes estão inclusos fardamento, material didático, certificado e kit instrumental para auxiliar no início do trabalho.
Para a coordenadora da Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, a região do Cariri está em amplo crescimento, com instalação e expansão de indústrias, e a necessidade de contratação de mão de obra qualificada. “A Secretaria da Proteção Social, em parceria com os municípios da região, está qualificando profissionais que podem ser inseridos no mercado de trabalho, contemplando, principalmente, pessoas em vulnerabilidade social e econômica”, destacou.
A coordenadora acrescenta que, até o momento, 58 turmas de qualificação profissional já foram concluídas na região do Cariri, por meio do Programa Criando Oportunidades, e das linhas de ação Jovem Bolsista e Primeiro Passo. Outras 46 estão sendo executadas ou previstas para o ano de 2024.
Primeiro Complexo Mais Infância construído no interior do Ceará, o equipamento de Barbalha foi inaugurado pelo Governo do Estado, em março de 2022. Segundo a SPS, em dois anos de atividades, a unidade atendeu 21.721 crianças, jovens e adultos. Desse total, 2.209 pessoas concluíram cursos profissionalizantes e foram certificadas em diversas áreas, como gastronomia, informática e robótica.