Foto: Reprodução
A secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barbalha promoveu o Carnaval online com apresentação dos tradicionais blocos de rua e escolas de samba da cidade.
Seguindo todas as regras sanitárias estabelecidas nos decretos estadual e municipal, em virtude da pandemia de covid-19, apenas representantes dos grupos carnavalescos se apresentaram.
No sábado, 13, a animação ficou por conta dos blocos: Goteiras; Rabada do Simbar; No coador é mais forte; O lobisomem; Bêbados, melados e lisos; Hoje tem, já que tem, desce!
No domingo, 14, ao ritmo da Orquestra Frevo Arrastão, foi a vez das agremiações de samba: Águia de Ouro; Barbasamba; Mocidade Independente dos Bairros Unidos; Unidos do Morro. A folia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura a partir das 15h.
Para o secretário da pasta, Isaac Luna, o objetivo é conscientizar para que as pessoas fiquem em casa e valorizar quem faz o carnaval de rua.
“Os propósitos que animam o projeto das nossas lives carnavalescas são o registro histórico e proteção da tradição do carnaval barbalhense, juntamente com a perspectiva de ajuda financeira aos fazedores de cultura do Ciclo de Momo neste momento tão difícil para a economia da cultura em geral”.
Além da estrutura para realização das lives, a Secult Barbalha ainda ofereceu cachê aos grupos.
“É, portanto, política cultural pura e simples, a arte pela arte, projetada e executada independentemente da expectativa de visibilidade. A boa visualização sinaliza positivamente sobre o acerto da atividade e nos anima na caminhada. Nosso profundo agradecimento ao total apoio da gestão e ao incentivo firme e decidido do nosso prefeito Guilherme Saraiva à realização do evento”, concluiu o gestor.