Loreto de Lima é titular da Seduc em Juazeiro do Norte (Josimar Segundo)
Os vereadores de Juazeiro do Norte aprovaram o requerimento pedindo o afastamento imediato da secretária de Educação Maria Loreto de Lima, de forma imediata. A sessão aconteceu na tarde dessa quinta-feira, dia 16, virtualmente por videoconferência.
Denúncias de irregularidades em licitações da Seduc entre os anos de 2018 e 2019 desencadearam as operações Quadro Negro, Fruto de Espinho e Beremiz, na manhã da última quarta-feira, dia 15, realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e com apoio da Polícia Federal.
Apresentado de forma escrita pelo vereador Demontier Agra (PPL), o requerimento teve como coautores os parlamentares Tarso Magno (PRP), Glêdson Bezerra (Podemos), Jacqueline Gouveia (PRB) e Zé Barreto (PPS). A solicitação foi aprovada pela Casa Legislativa e será encaminhado ao Ministério Público Estadual e Federal com cópia ao prefeito Arnon Bezerra (PTB).
Vale destacar que o requerimento não afasta a secretária. É uma solicitação dos vereadores que cabe ao prefeito Arnon Bezerra decidir.
Loreto já foi afastada do cargo em 2019, por 120 dias, depois do pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Na época a denúncia era de utilização da máquina pública interferindo nas eleições de 2018.