Foto: Edilton Rodrigues
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto celebra seus dois anos de atuação do Cariri cearense nesta quinta-feira, 28, com um evento gratuito que integra música, gastronomia, artes visuais, mesa temática, bem como apresentações de grupos da cultura popular tradicional, feira de artesanato e parquinho. Além disso, o passei no teleférico é gratuito para todos os públicos, das 13h às 20h30 desta quinta.
Em sua programação, que segue até às 21h, o equipamento destaca a integração de educação ambiental, turismo devocional e preservação cultural em Juazeiro do Norte. As atividades se concentram na Estação Monsenhor Murilo, estação inferior que dá acesso ao teleférico.
“Nossa programação e o teleférico são verdadeiras janelas para a beleza e devoção ao Padre Cícero no Cariri e no Brasil, simbolizando a integração entre o sagrado e o natural, oferecendo aos visitantes vistas inesquecíveis e um convite à reflexão sobre a nossa rica herança cultural. É com orgulho que vemos o Caminhos do Horto crescer, fortalecendo laços comunitários e promovendo uma vivência cultural e ambiental única para todos”, ressalta a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, pasta em que o equipamento é vinculado.
De acordo com o equipamento, o teleférico recebeu mais de 576 mil visitantes entre 2022 e fevereiro de 2024. “Ao celebrar mais um ano do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, reafirmamos nossa missão de harmonizar cultura, meio ambiente e desenvolvimento regional, no coração de Juazeiro do Norte. Este espaço não apenas honra a força da fé da população nordestina, mas se destaca como um vetor de desenvolvimento sustentável, educação e turismo cultural no Cariri”, afirma a diretora presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha.
Além do teleférico, o Caminhos do Horto dispõe de atividades de formação e fruição, como oficinas e apresentações artísticas, em sua programação mensal.
Confira a programação desta quinta-feira:
13h às 20h30 – Funcionamento gratuito do Teleférico (último embarque: 20h20)
14h – Abertura das exposições fotográficas “Romeiros” e “O povo que dança com Deus” – Artista: Di Freitas
*A exposição Romeiros será na Estação Monsenhor Murilo, e a exposição “O povo que dança com Deus”, na Estação Beata Maria de Araújo.
14h30 – Mesa temática – Natureza, Cultura e Turismo: bendito patrimônio da Colina do Horto – com Alemberg Quindins e Profa. Dra. Fátima Pinho. Mediação: Ricardo Borges
16h30 – Encerramento da mesa
17h – Orquestra Solibel Jovem
18h – Banda Cabaçal Padre Cícero – Mestre Domingos
18h30 – Guerreiras Santa Madalena – Mestra Iara
19h – Rafael e Gabriel
17h às 20h30 – Feirinhas, Food Truck e Parquinho